Pular para o conteúdo principal

Conhecendo Hamburg - parte I

Quando estivemos em Dresden, conversando com a Ana, falamos sobre muitas coisas, e claro que surgiram comentários sobre as cidades em que vivemos e tal. No fim acho que acabamos assustando ela, dizendo que Hamburg nem é tão legal assim... ehhehhe... Sabe como é né, nós dois aqui somos apaixonados por cidadezinhas pequenas, simpáticas e bonitinhas, aquelas que aparecem nos filmes de contos de fadas, e quanto viemos pra Alemanha viemos parar numa cidade grande, que nada tem a ver com o que nós imaginávamos ou gostaríamos de morar. Mas vejam bem, que vou me redimir e mostrar pra Ana e pra vocês todos que me acompanham como vale a pena conhecer Hamburg, é uma cidade sim, bem diferente das "tradicionais" cidades alemãs e acho que é isso que a torna especial. Sempre comparo Hamburg com Berlin, não no sentido de serem parecidas, mas exatamente por serem tão diferentes das outras cidades que se tornam únicas, especiais!
veleiros no Alster (2010)
Hoje vou fazer um breve apanhado sobre a cidade e aos poucos quero ir escrevendo sobre o que é legal de se conhecer por aqui, e porque Hamburg merece uma vista. Espero que gostem e que eu tenha disposição de continuar.
Rathaus no natal (2012)
-----------------

Hamburg é uma das três cidades-estado da Alemanha, junto com Berlin e Bremen. Têm cerca de 1,7 milhões de habitantes, é a segunda maior cidade do país e a oitava maior do União Européia. O porto de Hamburg é o maior da Alemanha e um dos 20 maiores portos de contêiner do mundo.
Landungsbrücken (2011)
A mais antiga referência à cidade data do século VII. Através de seu contrato com Lübeck em 1241, Hamburg foi uma das cidades fundadoras da Liga Hanseática.
Alster (2012)
Com mais de 111 milhões de visitantes diários, mais de 5 milhões de turistas e mais de 9,5 milhões de pernoites anuais, Hamburg é um dos destinos turísticos mais atraentes na Alemanha. Os principais pontos visitados na cidade são o centro da cidade com o lago Alster, o porto com as Landungsbrücken, o bairro St. Pauli com a famosa Reeperbahn, e suas famosas construções como o Michel e o Chilehaus, além de eventos como o aniversário do porto, o mercado de peixes em Altona (Fischmarkt) e o Dom (parque de diversões e não catedral).
roda gigante no Dom (2011)
A cidade também é tida como a terceira no mundo em número de apresentações de musicais, dentre o mais famoso ainda em exibição: "O rei leão". A cidade conta ainda com mais de 60 teatros, e mais de 60 museus e galerias de arte, tais como a Hamburger Kunsthalle e o Bucerius Kunst Forum.
Michel (2012)
fonte: http://de.wikipedia.org/wiki/Hamburg

Comentários

  1. Ai que lindo!!!
    Sabe do que eu mais gosto?
    "A mais antiga referência data do século VII". Amo muito! Essa história longa, que vem da antiguidade e atravessa idade média, coisa que não temos nas Américas, aiii sou apaixonada! Acho que iria viver em museu e em biblioteca!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh verdade Mari, eu também sou apaixonada por toda essa história que se respira por aqui. Apesar de Hamburg não ter mais muitas partes antigas, se parar pra pensar é muito tempo de existência né?!!

      Excluir
  2. Ai que lindo! Pretendo conhecer Hamburg em breve, num futuro não tão distante, até porque um dos meus melhores amigos mora aí! =)

    Como está a barriguinha???

    Um Beijo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visite mesmo Jade, vale a pena!! Tem bastante coisa interessante pra conhecer por aqui. E visitar amigos é sempre bom né?!

      A barriga está bem, crescendo e crescendo!

      beijos

      Excluir
  3. Babi,
    que bom que fui a causa deste post.... rsrsrsr
    Pois adorei o que você mostrou, e volto colocar Hamburg na minha listinha, só não sei quando.
    Achei interessante o quão importante Hamburg é para a Alemanha.
    Não sabia sobre a parte musical, bacana!!!
    Obrigada por ter mostrado um pouco mais de Hamburg e com os olhos diferentes. Valeu!!
    beijosss
    PS>: perguntei lá no blog se esta tudo bem com vocês???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu que chique Ana, me inspirando em posts!! hehehheh

      Pois é, Hamburg é muito importante pra Alemanha, acho que por isso também vem tanta gente pra cá visitar e tals, alkém de ser também um forte centro de negócios, especialmente como o exterior por causa do porto.

      Tem muitos musicais por aqui sim. Eu nunca vi nenhum, mas até ano passado tinha o mais famoso, aquele que baseou o filme "Mudanca de Hábito" sabe?? Esse era um dos que eu teria vontade de ver, mas perdi a chance, os que tem agora nao me atraem muito... Mas dizem ser bem bons pra quem curte o estilo.

      Estamos bem sim, cada vez mais proximos do fim e cada vez mais cansada também... hehehhe

      beijao

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...