![]() |
fonte: www.gemeinwesenentwicklung.at/ |
Laternenlaufen (caminhada da lanternas) é um tradicional evento na época de outono. Pessoas se reúnem para, com suas lanternas, andarem em procissão pelas ruas após o anoitecer. O Laternenlaufen é difundido em muitas regiões e está comumente relacionado ao dia de St. Martin, em 11 de novembro. Existem muitas variações regionais, mas nas mais diversas versões a música Ich gehe mit meiner Laterne /Martinslieder(Eu ando com a minha lanterna), é quase que obrigatoriamente cantada ou tocada.
É essa música aqui:
Particularmente em regiões católicas o Laternenlauf é melhor conhecido como desfile de Sankt Martin ou Laternenumzug (procissão das lanternas) em memória àSt. Martin e é realizada no dia 11 de Novembro (como forma de lembrar os feitos de St. Martin). Em algumas regiões protestantes o Martinisingen (a cantoria à Martin) é feita em homenagem ao reformador Martin Luther no dia 10 de novembro (dia do nascimento de Lutero – pros brasileiros que adoram abrasileirar os nomes das pessoas). Podem ser realizados diversos desfiles num mesmo ano e em dias que não necessariamente o 10 ou 11 de novembro, mas sempre na época de outono, sendo organizados tanto por grupos pequenos, como jardins de infância, até grupos maiores de toda uma comunidade ou bairro, e essas procissões/caminhadas são geralmente acompanhadas por uma banda marcial. As lanternas são muitas vezes fabricadas pelas próprias crianças. No entanto hoje em dia já existem lanternas equipadas com lâmpada elétrica ao invés da tradicional vela.
![]() |
fonte: view.stern.de/de/picture/ |
Um pouquinho mais da história de St. Martin:
Em 11 de Novembro, comemoramos o dia de St. Martin. Dá-se o nome de St. Martin, ao homem que nasceu em torno do ano 316 d.C na região ocupada pelos romanos chamada Sabaria (atualmente Hungria). Ele era, como seu pai, um oficial do exército da legião romana. Em 334 d.C. ele cavalga através da província romana da Gália. Ele encontra um mendigo na beira da estrada que está tremendo e vestido com trapos. Martin corta sua capa com a espada e dá metade ao mendigo. À noite Jesus lhe apareceu em sonho. Martin reconhece-o como sendo o mendigo, porque ele está vestindo o pedaço do manto e diz: "O que você deu a este mendigo, deste a mim." Martin foi ordenado sacerdote. Ele construiu o primeiro mosteiro do Ocidente. Em 371d.C. tornou-se Bispo de Tours, na França, mas ainda vivia na pobreza como um monge. Ele faleceu em 08 de novembro 397d.C. e sobre seu túmulo foi construída uma modesta igreja, onde mais tarde foi construída a catedral de Tours. Com o dia de St. Martin anunciam-se os iminentes dias escuros do inverno. Antigamente começava nesse dia (11 novembro) os 40 dias do jejum de natal. Também no dia de St. Martin acabava o ano de trabalho agrícola.
Comentários
Postar um comentário
Conte-me o seu segredo...