A mami queria conhecer a Lüneburger Heide que é um tipo de vegetação que tem meio perto aqui de Hamburg. Tem informações aqui: http://www.lueneburger-heide.de/ e http://de.wikipedia.org/wiki/L%C3%BCneburger_Heide (em alemão, o Wiki em português está pavoroso, mas quem quiser, fique à vontade). Quero pesquisar melhor pra poder explicar pra vcs exatamente o que é essa vegetação e tal, mas isso vai ter que ficar pra outro post, hoje vou falar só do passeio. Só me lembro que é uma vegetação que se formou em decorrência do uso da terra pelo homem. A história é bem interessante...
![]() |
Essa é a paisagem típica que estávamos procurando, e pela qual a Heide é mais conhecida |
Não foi difícil encontrar informações da respeito da Heide, mas como é uma paisagem e não um museu fiquei meio confusa no começo pra encontrar algum lugar que pudéssemos ir e ver a tal da paisagem, e não só visitar uma cidade que ficasse dentro da Reserva/Parque. Fucei, fucei e acabei encontrando uma cidadezinha chamada Undeloh que me dizia que tinha um centro de visitantes e com um "caminho instrutivo", com placas explicando sobre a vegetação, animais e etc. Me cadastrei no site deles e pedi pra me mandarem materiais informativos, 3 dias depois chegaram pelo correio vários folders e revistas da cidade e da região. Gostei muito de eficiência, e o material é ótimo também. Decidi então que íamos até Undeloh. Entramos no carro, acionamos o Tchê (gps com sotaque gaúcho emprestado dos irmãoszinhos ; quem leu o blog do Claus sabe do que estou falando) e lá fomos nós, por estradas secundárias até a cidade. Caminho muito tranquilo e bonito. Undeloh, é realmente uma cidadezinha minúscula, mas beeem turística... cheia de lojinhas e placas e ofertas de casas de férias, restaurantes e charretes para passeios. O centro de informações é super completo, acredito que tenhamos ficado lá dentro lendo e vendo vídeos por pelo menos 1h30... Muitas informações e fotos e afins, muito interessante. Acabamos almoçando ali mesmo, porque já era passado do meio-dia. Cada um comeu uma linguiça com salada de batata e/ou pão, e o papi e o Lukas experimentaram uma cerveja típica da região.
a cerveja |
Para percorrer o caminho todo demoramos cerca de 2 horas, tiramos muitas fotos. Pena que a vegetação ainda não estava roxa, como ela é tipicamente conhecida, mas foi bem interessante e muitas paisagens bonitas. Deliciem-se:
em frente ao centro de informações |
uma das charretes |
Lukas com umas das ovelinhas (schnucken) |
No fim do passeio ainda voltamos ao centro de informações de comemos um doce. Experimentamos um bolo feito com a farinha de um dos cereais que nascem na região, sobre isso só posso dizer: interessante. eu fiquei no sorvete. Muito legal esse lugarzinho, quero voltar outras vezes, em especial na época da florada, entre final de julho e agosto, e também quero ver mais de perto as Schnucken (tipo de ovelha), que não chegamos a ver durante o passeio, só tiramos essa foto do carro:
e aí? quem quer visitar mais esse lugar com a gente?
Achei o Centro de Informações, desta cidadezinha minúscula, muito, muito bom! Bem compacto, mas com informações precisas e apresentadas de uma maneira agradável, quase lúdica.
ResponderExcluirUma idéia que deveria ser copiada pelo Brasil, pelas cidadezinhas turísticas daqui, nada que envolva milhões de reais, mas algo perfeitamente viável e de acordo com a situação financeira da nossa nação e população.
um beijo, Babi,esse passeio superou minhas expectativas, obrigada!!