For my international friends

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Em busca do requeijão

Queridas amigas(os) blogueiras que moram na Alemanha! Todas sabem o sufoco que é encontrar requeijão cremoso por aqui. Em todos os blogs que visito, alguns vez já foi comentado como não se encontra o dito por aqui. Todo mundo pode pensar no leite condensado, no guaraná, no polvilho, mas não, essas coisas aqui em Hamburg são relativamente fáceis de se encontrar. Eis que ontem, estava bisbilhotando meu livro de receitas de sopas (porque o friozinho está chegando, e a gente adora uma sopa!), com minha meta de experimentar pelo menos uma receita nova por semana pra fazer bom uso do livro que ganhei do marido no natal passado. Escolhi uma receita que tivesse a maioria dos ingrediente em casa. E daí apareceu um que desconhecia, perguntei pra marido se ele sabia o que era, resposta também negativa. Uma olhadela na internet pra ver se é coisa fácil de encontrar, diz que é, e até tem do genérico do mercado que pretendíamos passar hoje de manhã. Beleza! Um comentário de marido me deixou animada: "Talvez esse possa ser alguma coisa parecida com o que a gente comeu lá na Noruega na casa da Carol que você gostou tanto e que lembra muito o requeijão brasileiro". Prá quê né?! Não dormi direito de noite na expectativa (drama básico!!). De manhã fizemos as coisas que precisavam ser feitas no centro comercial do bairro e compramos o tal do Schmelzkäse. Na hora de fazer a sopa,expectativa, especialmente na hora de abrir o pote e dar a garfada decisiva... Eis que eu gostei!! E muito!!! Não bem parecido com o requeijão tipo "Poços de Caldas" que eu gostava de comprar no Brasil, ele lembra mais um queijo fundido que vem em bisnaga (e custa os olhos da cara no Br), e que eu amava comprar de vez em quando pra variar o requeijão. Eu então precisava compartilhar com vocês que também estão nessa busca incessante atrás de algo que lembre o requeijão brasileiro!! Eu com certeza vou adicionar o novo item à lista de compras semanal! E do "de marca" ainda tem mil e um sabores diferentes!! Vou experimentar todos!!!! hehhehehh Ainda não sei como ele se comporta na comida quente, sei que algumas gostam de colocar no empadão e tal. Percebi que na sopavficou uma delícia, ele vem meio pastoso na embalagem e misturando no caldo ele ficou bem líquido, talvez não funcione muito pra empadão e recheios, tenho ainda que tentar coisas desse gênero.
       
     
             o de bisnaga que comprava no Brasil


o "de marca" que tem mil e um sabores diferentes           
*fotos do google

14 comentários:

  1. Aaaah que legal! Sinto falta do requeijão também, tento substituir pelo cream cheese, mas ta longe de ser a mesma coisa. Essa marca Milkana não me é estranha, vou olhar com mais atenção na próxima ida ao super. Boa sorte com os experimentos na cozinha!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A gente também substitui volta e meia pelo cream cheese e também pelo quark, mas realmente não é a mesma coisa... Adoro essas duas variações, mas ainda assim quando bate aquela vontade de requeijão não tinha muito o que fazer. Aqui eu encontrei esse Schmelzkäse perto do queijos!! Boa sorte na busca!!

      beijo

      Excluir
  2. Ah, não acredito qu vc não sabia do Schmelzkäse? Aqui nunca falta no café da manhã, amo! É mais temperado do que o do Brasil, realmente. Mas vai a dica, no turco tem um requeijão de copo que é igual ao do Brasil, mas vem escrito tudo em árabe então não posso te dizer como se chama :) Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pior é que não sabia mesmo do Schmelzkäse. Quando eu cheguei aqui na Alemanha meu marido já estava morando aqui há uns 6 meses, então ele meio que foi testando e procurando as coisas pra saber o que era o que, e quando eu cheguei meio que entrei na onda dele, não fiz as "minhas próprias descobertas" pelo mercado sabe. Então acabou que fui indo no que ele me falava e tal... E como ele nem é tao louco assim por requeijãocomo eu não foi atrás de descobrir isso. Mas agora já sei evou comprar mais vezes.

      Já tinha ouvido falar que nos mercados turcos tem coisa bem parecida com o requeijão brasileiro. Mas quando fui num aqui do bairro não lembro de ter visto algo parecido, acho que vou ter que passar lá de novo e procurar com mais calma!!

      beijo

      Excluir
  3. Hummmm.... nunca vi este "requeijão" por aqui! Mas me disseram que pelas bandas de cá tb tem um genérico, rs... vou procura saber. Bjs e bom fds!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que por aí deva ter alguma coisa dessetipo também Sandra, é um queijo e os suíços são fãs de queijo também, dá uma procurada, quem sabe você encontra ele por aí também!!

      beijo e bom fim de semana pra você também!!

      Excluir
  4. vixe vc nao conhecia o milkana? eu acho super parecido com o do brasil (talvez mais grossinho) uso muito aqui pra fazer uma receita brasileira de galinha desfiada e esse queijo, fica otimo!
    ja coloquei em coxinha, em torta salgada, com pao, etc deu tudo certo e ficou uma delicia! :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não conhecia não Ingrid! Sacanagem né? Demorei 2 anos pra descobrir o negócio... fazer o quê, coisas dessa vida... Daqui pra frente vou comprar com mais frequencia!! ehhehhe

      beijao

      Excluir
  5. Hj que vi este post... que joinha... vou ver se acho por aqui... ótima dica! valeu
    beijos

    ResponderExcluir
  6. Que bom que achou um pseudo requeijão brasileiro!! Hehe! Nem tenho comido muito por aqui, mas que é uma delícia, é... hehe
    E aquele queijo fundido da foto, é lá de Pomerode! Pros lados de lá é mais barato!! E é muiiiito bom! Fiquei até com vontade de ir lá na Padaria América comprar um! :)
    Boa sorte nos experimentos culinários aí!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nem me fale Carla!! Faz uma falta danada de vez em quando viu, mas agora já posso matar minhas lombrigas quando elas estiverem atacadas!! hehhehe

      É, imagino que mais pra lá seja mesmo mais barato, mas em Curitiba era sempre uma pequena fortuna!! Saudades que deu da Padaria América agora...

      beijao

      Excluir
  7. Eu sabia que existia, mas nunca comprei porque Schatz nao é muito fa de queijo (louco. haha) aí ficava com receio de comprar, nao gostar e me lascar! uahuahuaha
    Eu encontrei uma receita na internet de requeijao caseiro e fazia (outra louca! haha)
    Ótimo saber que vc aprovou! Vou comprar da próxima vez! AMO requeijao!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nao gosta de queijo???? Quanta gente louca nesse mundo... pior que tenho uma amiga que também nao gosta de queijo... azar deles né????? hhihiiiihi Eu AMO!!

      Excluir

Conte-me o seu segredo...