For my international friends

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Harburger Schloss

É comum aqui na Alemanha receber no correio propagandas de lojas e mercados, com ofertas do dia/semana e também um jornal da região. Quem não quer receber essas coisa normalmente escreve na caixa do correio ou na porta avisando que não quer. Mas nós aqui como moramos em prédio temos sempre acesso a esses jornais porque o pessoal joga na frente da porta do prédio mesmo e então eles ficam empilhados na janela do corredor. A gente adora ficar foleando pra descobrir coisas... E dessa vez, na última edição que eu olhei vi que estão fazendo escavações aqui em Harburg e com isso descobri que havia um Schloss por essas bandas... Obviamente minha curiosidade foi atiçada e foi procurar mais informações sobre o tal do Harburger Schloss. Descobri onde ficava e então aproveitamos o domingo de Páscoa sem chuva para conferir de perto o lugar onde ficava a tal construção.

                         
                                                   A flecha verde indica onde está o que sobrou do Schloss

O Harburger Schloss fica na Schloss Insel (Ilha do palácio) no porto interno de Harburg. Acredita-se que seja o mais antigo testemunho arquitetônico do atual distrito de Hamburg, Hamburg-Harburg, e núcleo do povoamento que deu origem a cidade de Harbug no rio Elbe (porque existe outra cidade chamada Harburg que fica em Bayern/Bavária). O palácio foi sendo destruído ao longo de sua existência, e atualmente resta só uma ala da construção, e bastante modificada. 
parte ainda de pé
O palácio é mencionado pela primeira vez por volta de 1133-1137 como Horeburg (Sumpfburg = palácio do/no pântano). Fragmentos descobertos sugerem sua existência pelo menos por volta do ano 1000. O palácio foi construído numa ilha de areia, numa área pantanosa do rio Elbe, provavelmente como uma fortaleza, fazendo fronteira com os condes de Stade. A condição atual da construção, a primeira vista, não lembra em nada um palácio e muito menos uma construção imponente. A abóbada e parte das muralhas externas datam provavelmente do século XIV. O palácio foi residência (entre 1527 a 1642) dos duques de Braunschweig-Lüneburg. Esta foi construída em estilo renascentista, e desde 1620/21sua planta apresentava três alas.
fonte: internet
Em 1644, durante a Guerra dos Trinta Anos, foi transformado numa fortaleza barroca, quando a ilha passou a apresentar uma forma de estrela de cinco pontas. Para isso parte das casas, igrejas e lojas da cidade de Harburg teve que ser removida. Vestígios desse remanejamento ainda podem ser parcialmente encontrados na ilha e arredores (não me pergunte onde porque eu não vi nada, deve estar tudo debaixo da terra). 
o formato de estrela
fonte: internet
Durante a Guerra dos Sete Anos o palácio foi cercado e atacado por tropas francesas. Em 1813, durante a ocupação francesa pelas tropas de Napoleão, ele foi novamente danificado, dessa vez por um incêndio.
fonte: internet
Após 1813, as partes ainda conservadas da construção se transformaram em sede do governo de Harburg. Por volta da metade do século XIX o porto de Harburg começou a se desenvolver industrialmente. Disso resulta a inclusão dos fossos e canais ligados ao palácio ao porto. Em 1898 passou a pertencer a  Reinhold F. Holst, inclusive a área do palácio, transformando tudo num estaleiro, o Schlosswerft. A ala ainda hoje existente foi convertida em 1900 em moradia de trabalhadores. Em 1972 a ala oeste foi demolida. E em 1988 o que restou da construção foi inserido na lista de patrimônio. 
uma porta mais antiga
uma placa explicando sobre a construcao
Lukas e o resto do palácio
a atual entrada
Atualmente o lugar parece ser uma residência, e pelas contas do Lukas para 20 família diferentes... Quem sabe seja daqueles em que os moradores tenham que dividir o banheiro, mas isso são só suposicoes. Todo o entorno do prédio está em obras, é pra vir s ter um parque ali e também mais algumas moradias... Por enquanto está tudo bem feinho por ali, além do que é bem no meio do Porto, rodeado de galpões e coisas do gênero. Quem sabe depois que as obras ficarem prontas a região fique mais bonita!! Mas o legal seria também que eles reformassem o "palácio", mas não consegui descobrir em lugar nenhum se isso também está nos planos ou não...

6 comentários:

  1. Oiii
    Essa Alemanha tem cada tesouro por aí...Agente se surpreende.
    bjsss

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Parabéns pelo blog! Estou seguindo.
    Segue lá também..

    http://www.estanteseletiva.com/

    ResponderExcluir
  3. Babi, vim retribuir sua visita e encontrei este post com estas fotos lindas!! Sou fascinada por história, e fico encantada em ver lugares como este das suas fotos!! Eu ficaria doidinha morando em uma cidade assim :) Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Aline! Seja bem vinda!! Eu também sou fascinada por história, adoro conhecer coisas antigas, tentar entender como as pessoas viviam antigamente...

      Excluir

Conte-me o seu segredo...