Pular para o conteúdo principal

Odiando Sao Paulo

Deu pra perceber que as últimas postagens foram na realidade repostagens, né?! Deixei tudo agendado pra não deixar o blog parado no período da mudança. Ainda estamos sem internet em casa e nem sei quando isso vai acontecer. Provavelmente mais postagens agendadas aparecerão por aqui, espero que não se importem!!

Pra deixá-los atualizados, mudamos pra São Paulo. Marido conseguiu uma bolsa de pós doutorado na USP. Coisa super boa pra carreira dele, com toda certeza, mas a mudança pra uma cidade do porte de São Paulo não está nos deixando nada felizes. Estão sendo dias de muita angústia e choro e incertezas. O lugar em que alugamos apartamento é feio pra burro, eu morro de medo de sair de casa sozinha, por isso estamos em Curitiba providenciando um carro. Eu que sou mega a favor de fazer as coisas a pé, valorizar o bairro e etc e tal (quem me acompanha aqui há mais tempo sabe +- como sou nesse aspecto) vou me render ao carro. Pode ser medo, insegurança preconceito, sei lá, mas não ia conseguir sair tranquila de casa, com meu filho naquela região. Além disso já tivemos o "prazer" de no primeiro sábado passado na casa nova sermos recepcionados por vizinhos "bacanas" tocando "música" alta até às 5h da manha. E não era pouca coisa, era do tipo entender as letras (nada simpáticas por sinal), dentro de casa com janelas fechadas e outra música tocando no computador pra tentar amenizar a situacao. Imaginem como estou feliz com minha nova casa... Sem contar na faxina extra que precisou ser feita porque os inquilinos anteriores não deviam conhecer bucha e sabão.

Enfim, por hora vamos levando do jeito que dá. E pra não dizer que fiquei só no mimimi (por maior que seja a vontade), tenho como meta pra essa temporada em SP sair pelo menos 1 vez por mês pra conhecer alguma coisa legal por lá. Aí entram também sugestões de vocês. Pessoal que conhece/mora/morou/visita com frequência, me dêem dicas de lugares legais pra conhecer na cidade!! 

Comentários

  1. own bárbara... espero mesmo que as coisas melhorem. e que nesses passeios säo paulo se mostre um pouquinho mais acolhedora pra vocês.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela forca Ana, espero melhorar minha visao da cidade com esses passeios!!

      Excluir
  2. Babi, que pena que as coisas foram para esse lado. Nessa situação, acredito que paciência é a única coisa que poderá fazer sua estadia em SP um pouco melhor. Se depois de um tempo você ainda continuar não gostando do bairro, tente mudar de lugar! Eu sei que falando assim parece fácil e eu sei que as coisas não são fáceis, que não dá pra mudar assim de uma hora pra outra. Mas se vocês não tiverem feliz aí no bairro, acho que não vale a pena tanto estresse, é melhor planejar mudar pra outro lugar.

    Eu não conheço SP muito bem então não posso te dar dica de nada, infelizmente. Bom, na verdade lembrei de um. Você que gosta de ler, vai na Livraria Cultura da Avenida Paulista, acho que você vai amar!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar Marcela, estamos nos munindo de toda a paciência que estamos encontrando. A idéia é tentar por um tempo e se continuar muito ruim procurar outro lugar.

      E obrigada pela dica. Livrarias pra nós sao verdadeiros paraísos, com certeza vamos adorar conhecer!!

      beijokas

      Excluir
  3. Ai, Bárbara... Sinto muito por essa sua situação, SP certamente não seria um lugar onde eu escolheria morar se pudesse escolher, mas não vou ficar escrevendo coisa pessimista aqui.

    Essa angústia, medo e choro são normais, eles estão aí por causa da mudança, porque você está assustada por não poder controlar tudo... A gente é assim. Mas não se preocupe, assim que você se abrir mais para ver o lado bom da situação, sua vida ficará mais fácil. SP é uma cidade ruim, mas tem muita coisa boa, tem muita coisa pra fazer, muitos shows, atrações culturais, coisas que quem mora em outras regiões do Brasil não tem.

    E não fique se prendendo a ideologias: eu também sou contra carro, mas se isso te faz se sentir mais segura e com mais vontade de sair de casa, não tem problema nenhum em comprar um. Tudo para te fazer se sentir mais confortável com as mudanças!

    Força aí, mulher!
    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pela forca Lídia!! Estamos procurando ao máximo olhar pelo lado positivo e vamos sim aproveitar os lados positivos da cidade, todas as facilidade e acesso a tantas coisas que gente que vem bem do interiorzao sabe bem como faz falta, especialmente o lado cultural. E como já disse tb num post anterior, vou me esbaldar nas lojas de coisas pra artesanto!! hehehheh

      Obrigada mais uma vez pela palavras carinhosas!!#

      beijos

      Excluir
  4. Ola Barbara, com o tempo tudo vai se encaixando no seu lugar e o que nao te agradou inicialmente pode ate ser que vire algo interessante. Abraco, Carolina
    our365adventures.wordpress.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza, com o tempo as coisas se ajeitam! Obrigada pela visita!
      beijo

      Excluir
  5. Obrigada pelo seu comentário! Sempre procurei por blogs de pessoas que moram/moraram na alemanha :) Dei uma olhada pelos seus textos e vou lendo com calma, parece muito interessante! Quanto a São Paulo, bem, eu morei no Rio minha vida inteira e só andava por lá porque era acostumada, mas São Paulo me parece ainda muito maior e mais medonho. Provavelmente você vai se adaptando com o tempo, pense sempre pelo lado positivo da situação ;) Abraços

    ResponderExcluir
  6. Oi Barbara, to conhecendo seu blog agora.
    Poxa, que pena que a chegada em SP tà sendo assim. SP me assusta por ser ultra gigantesca, me sentiria um microbio (ahah), mas è sempre questao de acostumar, e tenho certeza que vc's vao conseguir encontrar o justo equilibrio. De tempo ao tempo.
    Sao Paulo tem uma infinidade de atraçoes, shows, restaurantes (ai que fome!) e parques pra visitar.
    Na ultima vez que estivi aì conheci um parque bem bacana, que pode ser um bom passeio de domingo, se chama Parque Burlemarx, parece uma mini floresta. ;)

    Um beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Seja bem vinda Manu!
      Com certeza com o tempo acho que a gente se acostuma, especialmente sabendo que será por pouco tempo. Como eu disse vou tentar manter o foco nas coisas boas e vamos levando do jeito que dá! Obrigada pela dica!!

      beijio

      Excluir
  7. Bom, eu sou suspeita porque sou paulistana e estou acostumada com o ritmo da cidade, com o lado bom (sim, ele existe, rs..) e com o lado ruim. Acho que vai ser um choque (já deve estar sendo) pra você viver lá, mas enfim, como já escreveram tem que procurar achar o lado bom. Se vc tiver morando próximo a algum metrô, sua vida vai ser mais fácil em termos de deslocamento, porque o trânsito tá cada dia pior, infelizmente. Mas tem lugares legais que dá pra visitar de metrô, como por exemplo a Pinacoteca na estação da Luz, a sala Sâo Paulo (tb na Luz), o parque Trianon, o Masp na Paulista, a feirinha da Benedito Calixto em Pinheiros. Vc que gosta de artesanato, vale a pena ir um dia em Embu da Artes, uma cidadezinha a poucos quilômetros de SP, especialmente aos domingos que funciona a feirinha. Te garanto é imperdível!! Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ia mesmo pedir dicas pra você Sandra, já que você é de lá. Essas que você já deu estao anotadas. Vamos ver quando consigo visitar... Embu das Artes a gente passa no caminho aqui pra Curitiba, e é mais desse lado que nós moramos mesmo, entao quem sabe vira um passeio logo logo.

      beeeijo

      Excluir
  8. Ah, tem tb o Memorial da América Latina, fica na estação Barra Funda do Metrô e o bairro japonês da Liberdade. Nossa, tem muiiita coisa, rs..

    ResponderExcluir
  9. Oi Bárbara. Desejo paciência nessa fase - eu sou nascida e criada em São Paulo e chegou uma hora que não aguentei mais. Sobre lugares legais, eu adorava os sescs, o museu da América latina, o parque villa-lobos, liberdade...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! De paciência estamos nos munindo nesses dias em Curitiba! Pode deixar que voltaremos com a cabeca mais aberta e agora com várias dicas para conferir ao vivo!!

      beijo

      Excluir
  10. Oi Babi!
    Acho São Paulo uma loucura. Não moraria na cidade, mas sempre que vou lá eu adoro. Gosto mesmo de visitar e conhecer novos lugares por lá. Semana passada estive por lá e passei cinco dias. Não conheço muito, mas conheço alguns lugares bem legais. Eu adoro a feira da Vila Madalena que acontece aos sábados. Tem muita coisinha legal, artesanato e coisas vintage. Tem umas lojinhas que acho que vc iria gostar. No domingo tem a muita gente dessa feira vendendo num shopping na av. paulista. Quem sabe até você não poderia tentar vender seus artesanatos por lá?! Como a Sandra citou, tem embu das artes, que não fica muito longe e é um lugar adorável. Eu amo os Cafés de sampa. Tem uns tão delicadamente decorados. Postei um esses dias no facem talvez você tenha visto. Se quiser fazer um passeio mais cultural, tem os prédios do banespa e martinelli. De lá pode-se ter um panorama bem legal da cidade. Tem a praça do pôr do sol que é liiiinda! Enfim, como disse, eu não moraria, mas tem muita coisa interessante pra ver, por isso gosto tanto de ir a cidade. Já que você está morando aí, tem que procurar conhecer e fazer o que te faz bem. Espero que você logo se encontre e consiga se adaptar bem!
    Pensamento positivo!
    um bjão e tudo de bom
    Ana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também sempre disse que nao moraria lá, e agora veja só... Coisas dessa vida né?! hehehhe Mas com as muitas dicas que estou recebendo por aqui vou com certeza tentar tornar a estadia por lá a melhor possível. Muito obrigada pelo carinho e pelas dicas.

      beijosss

      Excluir
  11. Sinta meu abraço, posso imaginar o choque de cair em SP depois de sair de Hamburg. Pense positivo, nada é definitivo e tudo serve como aprendizado. Bjs

    ResponderExcluir
  12. Barbara,
    Sao Paulo pode ser uma cidade muito hostil, mas tudo depende do bairro onde voce mora. Sao Paulo nao é Alemanha (e entre SP e Alemanha, eu sempre fico com Alemanha), mas eu faco tudo a pe sempre que eu estou em Sao Paulo e no bairro onde moro os pais levam as criancas para as pracas (a praca aqui do lado sempre tem criancas, as pessoas comemoram aniversarios na praca, assim como na Alemanha, e a praca da Agua Branca nao é longe daqui e faz muito sucesso com as criancas pequenas e tem uma otima feira de organicos) e voce ve carrinhos de bebe na rua e pais despreocupados. Em que bairro voce está morando? Imagino que seja o Butantan por conta da USP e eu nao moraria por la.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente nem sempre da pra morar onde é melhor, ou onde a gente gostaria. Vivendo de bolsa de estudos a gente nao tem muitas opcoes alem de nao querer passar a metade do dia no transito so pra coseguir chegar onde a gente precisa. Bom saber q existem lugares bons pra se morar em sp, mas infelizmente a nossa realidade nao nos permite um lugar assim.
      E sim estamos no Butanta, como disse passar horas no transito naoera uma opcao pra nos!!

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...