For my international friends

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Tutoriais de costura e afins...

Volta e meia me perguntam onde eu aprendi a costurar e se tenho dicas de como aprender, e se é fácil ou não... Atendendo então aos pedidos resolvi juntar aqui algumas dicas de como eu fui desenvolvendo o meu lado costureira de ser.


Primeiro que eu aprendi a usar a máquina de costura com meu marido. Compramos uma na Alemanha e ele que aprendeu com a mãe dele me ensinou o básico de passar a linha e tals e aos poucos fui fazendo costurinhas simples pra treinar. Coisas como uma sacolinha pra guardar sapatos, a barra das primeiras cortinas... E assim fui treinando.


Daí resolvi fazer um curso de costura na Volkshochschule, onde aprendi a fazer uma calça (podem acompanhar o processo aqui). A idéia era costurar coisas de decoração, nunca tive intenções de costurar roupas, mas com certeza o curso me ajudou a aprender algumas técnicas, e de vez em quando faço sim algumas peças de roupa, porque eu adoro coisas exclusivas!!


E a partir disso sempre fiquei de olho em blogs de artesanato e obviamente o Pinterest é uma ferramente que uso muito. Tem muito tutorial facinho de coisas legais, além de muitas fontes de inspiração. Quem quiser acompanhar meus pins, especialmente os de costura tenho um mural cheio de inspirações aqui. Ali tem de tudo, desde coisas bem simples até coisas mais sofisticadas que  um dia quem sabe quero fazer.


E para quem quer ingressar nessa área ainda posso sugerir alguns blogs com boas dicas para inciantes ou aquelas que querem tentar coisas diferentes mas bem fáceis de fazer:

http://www.superziper.com/

http://www.singer.com.br/blog-minha-singer/

http://farfallagialla.blogspot.com.br/p/tutoriais.html

http://www.portaldeartesanato.com.br/materias-categorias/70/patchwork

Boas costuras!!

8 comentários:

  1. Aprender a costurar está na minha lista... Assim que eu terminar o mestrado vou entrar de cabeça nisso, mas o meu sonho é poder fazer as minhas próprias roupas e nunca mais precisar depender dessas roupas pré-moldadas que tratam todos os tipos de corpo como se fossem um só... ;)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahh costurar as próprias roupas é muito legal. Ainda não fiz muita coisa, mas tenho muitas idéias. Quem sabe um dia também domine essa arte!!

      beijos

      Excluir
  2. Babi, que post hiper completo, amei!!! Eu tinha esquecido de ver sua resposta no post que você comentou sobre seus projetinhos, muito obrigada pela atenção! Eu vou dar uma olhada no seu board de costura, qualquer coisa eu te peço uma ajuda se eu achar tudo difícil, aí você me passa uns que você acha facinho.

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De nada Marcela! Se precisar de ajuda por contar comigo sim! Estamos aí!! beijão

      Excluir
  3. Mentira que seu marido é assim, prendado? rs... Acho o máximo homens que sabem fazer essas prendas domésticas, porque a maioria é desestimulado desde cedo pelas mães a aprenderem essas tarefas. Na Europa até se vê mais homens que se viram em tudo, já no Brasil... cada marmanjo que nem a cama arruma, kkkkkkkkkk.
    Muito fofas as suas artes, você tem talento! Bjss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah é sim Sandra... Ele aprendeu com a mãe dele que costurava pra fora por um tempo, e como ele sempre foi curioso... além de ser ele o responsável por passar a linha na máquina, já que era uma precisão da qual minha sogra não dava conta, daí pra aprender o básico de como uma máquina de costura funciona é um pulo né?!

      beijo

      Excluir
  4. Legal! Aproveito para deixar uma dica também. Eu sempre gostei muito de moda e resolvi aprender a cortar e costurar para transformar todas as minhas ideias em roupas bem legais. Me indicaram este curso http://www.aprendum.com.br/curso-de-corte-e-costura-online/ Ele é todo online e super fácil de acompanhar as aulas. Simplesmente ótimo! Fiz todas as aulas e o que paguei pelo curso valeu muito a pena. Deixo como dica para quem quiser aprender a costurar!

    ResponderExcluir

Conte-me o seu segredo...