For my international friends

quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Sopa paraguaia

Receita típica aqui da região, especialmente do lado do Paraguai, mas muito difundida aqui no Mato Grosso do Sul. Posso dizer que é uma torta salgada de milho. O nome estranho, diz a lenda que se deve ao fato de durante a Guerra do Paraguai os soldados levarem sopa de milho nas marmitas, mas como era muito líquida colocavam mais farinha para engrossar. 
Muita gente usa farinha de milho para fazer, eu já prefiro muito mais a receita com o milho natural mesmo, as duas versões no entanto ficam muito boas.

essa da foto tem um molho de carne moída jogado por
cima e colocado no forno com queijo ralado pra derreter


Minha receita: 
- 2 cebolas picadas em cubinhos
- 4 colheres (sopa) de margarina
- 2 latas de milho verde
- 2 ovos inteiros
- 500 ml de leite integral
- 500g de queijo (pode ser mussarela, ou prato, ou meia cura)
- 3 xícaras de fubá mimoso
- sal a gosto (depende do quão salgado estiver o seu queijo)

Frite a cebola na manteiga, até que ela fique amarelinha (não precisa dourar). Enquanto isso, bata no liquidificador, em velocidade alta, o milho, os ovos e o leite (não precisa bater por muito tempo. É legal deixar uns pedaços mais inteiros). Despeje a mistura do liquidificador na cebola frita (se tiver gente chata em casa que não coma cebola aconselho bater ela também junto no liquidificador, fazia isso quando um amigo meu ia comer e ele nem reparava), mexendo para incorporar tudo.  Acrescente o fubá, o queijo e acerte o sal (e outros temperos/ervas, caso quiser). Misture bem. Despeje tudo em uma assadeira untada com manteiga e farinha. Leve ao forno pré-aquecido a 230graus e asse até ficar dourado por cima.

6 comentários:

  1. Minha mãe fazia esta "sopa" todo sábado à noite... muito boa!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal saber que mais gente conhece! Sempre me olham torto quando anuncio a tal de "sopa" hahahha, mas no fim todo mundo adora!!

      Excluir
  2. Nunca tinha ouvido falar desse prato, acho o máximo quando descubro coisas sobre o meu país que eu nem imaginava! Eu adoro milho, se deixar como uma lata sozinha, acho que ia gostar muito dessa receita :)

    Babi, a receita de currywurst que você fez você pegou na internet? Eu salvei umas aqui pra tentar fazer, mas se você tiver pego da internet me passa? Eu prefiro pegar receita que já foi feita por alguém que eu "conheço", não gosto de testar uma receita e ela não ficar boa porque além de desperdiçar comida, acabo desperdiçando o meu tempo também :P haha

    beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com um país desse tamanhão tem sempre alguma coisa que a gente não conhecia né?! Também adoro essa diversidade!

      Te mandei a receita por e-mail, muito boa mesmo, experimente que vale a pena!!

      beijos

      Excluir
  3. Hmmm... que delícia!!
    Essa receita tá no meu livro de receitas!! Na primeira vez que você fez já anotei... boa demais! :)

    ResponderExcluir

Conte-me o seu segredo...