For my international friends

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Dom

Já falei algumas vezes aqui sobre o Dom. Hoje vou contar rapidamente sobre a história do "parque" e mostrar as fotos do nosso passeio por lá. 


O Hamburger Dom tem suas origens históricas no século XI. Na então catedral Marien-Dom, comerciantes e artesãos, bem como malabaristas e charlatães, procuravam abrigo contra o vento e o tempo (quem conhece Hamburg sabe a que me refiro). Esse vai e vem mundano perturbava o arcebispo da barba ruiva, Burchard von Bremen. Ele proibiu a entrada dessas pessoas na igreja no ano de 1334, ameaçando-os de excomunhão. 


Isso no entato ressentiu os fiéis, que nao se deixaram influenciar pela decisão do arcebispo. Já em 1337 o arcebispo teve que voltar atrás e permitiu a presença dos mercadores, mas somente em "Hamburger Schittwetter" (traduzindo literalmente - tempo de m... querendo dizer em dias ruins). 


E assim ficou acontecendo o mercado no Dom, até que a construção foi demolida em 1804. Depois disso os feirantes não tinham mais lugar fixo e se espalharam pelos bairros da cidade, sem lugar fixo para trabalharem. Este foi-lhes dado somente em 1893: o Heiligengeistfeld. 


O nome da festa hoje remete ao local original o DOM. Ao Winterdom (DOM de Inverno), foi acrescentado em 1947 o Sommerdom (DOM de verão) e em 1948 o Frühlingsdom (DOM de primavera). 

fonte: http://www.hamburg.de/dom/1475406/dom-geschichte.html




Site oficial e wikipédia para quem tiver interesse de saber mais!


---
PS: Estaremos viajando nos próximos dias, por isso pode demorar para que os comentários aparecam e sejam respondidos!! Até a volta!

6 comentários:

  1. Oi babi!!!
    que história interessante do Dom!!! gostei....
    e as fotos ficaram encantadoras... parece parquinho antigo...
    olha também vou viajar semana que vem, vc viu o último post???
    então BOA VIAGEM!!!!! Curta muito...
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também achei bem interessante Ana!! Eu sempre gosto de descobrir a história por trás das atracoes! Pode deixar que vou curtir a viagem sim, daqui a pouco embarcamos!
      beijao

      Excluir
  2. Adoro essas festas que tem por aqui. Sempre muito organizadas e garante diversão para toda a família. Aproveite sua viagem! Um grande beijo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sao legais né, essas festas, eu também gosto bastante!!

      Excluir
  3. Que linnndo!!! Meu reino por uma volta naquela roda gigante, faz uns 20 anos que eu nao ando numa ô saudades.
    boa viagem, te espero claro!!!bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahahahaha, eu sou medrosa pra andar em roda gigante... mas andei há um tempo atrás com marido. Gosto da vista, mas tenho medo de despencar lá de cima!!

      Excluir

Conte-me o seu segredo...