For my international friends

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Balanço literário 2016

1- O melhor livro que li este ano?


É sempre difícil pra mim escolher "o melhor" em qualquer situação. Li bons livros em 2016, mas se tiver que escolher apenas um, acho que fico com O tempo entre costuras de María Duenas, que trata de uma moça aprendiz de costureira que cai na lábia de um malandro e acaba sem nada em pleno Marrocos e se reinventa. Com uma escrita muito boa e envolvente, vale muito a leitura.

2- Surpreendeu positivamente

Eu sou uma pessoa meio fascinada pela Rússia. Não sei explicar exatemente porquê. E sempre fiquei intrigada com a vida da Catarina, a Grande. Tanto que quis muito ler essa biografia dela, mesmo sem na verdade saber muito sobre ela antes disso. E gostei muito do livro. No começo inclusive existem trechos de cartas reais que ela trocava com as pessoas, deixando a biografia ainda mais autêntica na minha opinião.

3- Surpreendeu negativamente

O livro que mais decepcionou esse ano foi Maligna, de Gregory Maguire. Achei super interesante a idéia do autor de reescrever a estória de O Mágico de Oz através dos olhos da bruxa Maligna, por isso mesmo o livro estava em minha lista. Mas infelizmente, apesar de ser uma fantasia, e sim eu sabia que ele poderia mudar e muito a estória, ela não me convenceu. 

4- Abandonei, mas vou dar uma chance

Muito difícil que eu vá dar uma segunda chance, mas os dois livros abandonados do ano foram DoctorWho: 12 doutores, 12 histórias que foi muito fantasioso pro meu gosto e A Leoa Branca que eu tentei ler em alemão, mas apesar de quase chegar ao meio do livro não tive saco para as politicagens no meio da estória em si.

5- Leitura boa mas difícil

Os livros que tratam sobre guerras pra mim são sempre os mais difíceis de ler, apesar de gostar muito do estilo. Dois desse ano falavam sobre a Segunda Guerra, na Alemanha, isso pra mim sempre tem uma pegada mais pessoal por causa da minha família. Li Schiksalsjahre que é um relato real de uma família durante e após a guerra e tudo que eles tiveram que passar em todos esses anos. O outro li em português, O dia seguinte de Rhidian Brook relata o pós-guerra em Hamburg, quando os ingleses vieram pra reconstruir a cidade. Então eu reconheci alguns lugares, algumas histórias e tal e foi muito interessante também.

6- Chorei de soluçar

Não cheguei a soluçar, mas rolaram algumas lágrimas e aquele aperto no peito lendo A menina da neve de Eowyn Ivey. Livro muito delicado, com um toque de fantasia, muito delícia de ler.

7- Divertido(s)

Gente, eu não leio livros divertidos...ahahahha Eu gosto de drama... ahahhah Mas um livro gostosinho de ler, sem muito drama, bem leve e rápido de ler é A vida do livreiro A.J. Finney. Conta a estória de um livreiro meio mau humorado e sozinho que recebe um pacote misterioso em sua livraria e a partir disso sua vida vai tomando novos rumos.

8- Próxima(s) leitura(s)

Ganhei muitos livros de natal, então obviamente estou bem servida pra esse ano. Ontem já terminei o Depois de Você, super clichê, mas pra ler nas férias é super light e divertido. Hoje já quero começar com um em alemão que chama Das Kreuz des Nordens de um autor alemão, um krimi como se chama lá, não sei como se enquadraria esse tipo de livro no Brasil, policial talvez?? E logo depois desse quero ler Em algum lugar nas estrelas que parece ser bem viagem, mas que de vez em quando eu gosto de tentar coisas desse tipo também, veremos...


9- Quero ler mas ainda não tenho

A lista de desejados é grande, mas vou escolher 3 que quero muito ler, e que se tiver a chance ainda incluo na meta de 2017:
- Falando o mais rápido que posso, porque sim, sou viciada em Gilmore Girls;
- The Patchwork Girl of Oz, porque sempre que tem patchwork no nome eu fico curiosa;
- O encantador de livros, mais um que se passa numa livraria ou fala de livros, que parece ser uma padrão meu ler livros com esse tema...

10- Consegui ler tudo que desejava/tinha planejado?

Siiiiim, foram 17 livros no total, 5 a mais que a meta anual!! Parabéns pra mim!!

11- Livros em outra língua?

Sempre. Foram 3 no total. Talvez esse ano deva ler mais em alemão.


12- Mais algum livro que gostaria de indicar?

Esse ano deixo por isso mesmo.

--Se quiser ler meus balanços literários dos anos passados, tem de 2015 e de 2014--

E quem quiser me seguir no skoob e acompanhar o que leio durante o ano me procurem!!

Um comentário:

  1. Você leu bastante e parecem ser todos livros muito bons! Eu preciso ter essa disciplina maior em relação a livros e ler mais também! ^^

    ResponderExcluir

Conte-me o seu segredo...