Pular para o conteúdo principal

Balanço literário 2016

1- O melhor livro que li este ano?


É sempre difícil pra mim escolher "o melhor" em qualquer situação. Li bons livros em 2016, mas se tiver que escolher apenas um, acho que fico com O tempo entre costuras de María Duenas, que trata de uma moça aprendiz de costureira que cai na lábia de um malandro e acaba sem nada em pleno Marrocos e se reinventa. Com uma escrita muito boa e envolvente, vale muito a leitura.

2- Surpreendeu positivamente

Eu sou uma pessoa meio fascinada pela Rússia. Não sei explicar exatemente porquê. E sempre fiquei intrigada com a vida da Catarina, a Grande. Tanto que quis muito ler essa biografia dela, mesmo sem na verdade saber muito sobre ela antes disso. E gostei muito do livro. No começo inclusive existem trechos de cartas reais que ela trocava com as pessoas, deixando a biografia ainda mais autêntica na minha opinião.

3- Surpreendeu negativamente

O livro que mais decepcionou esse ano foi Maligna, de Gregory Maguire. Achei super interesante a idéia do autor de reescrever a estória de O Mágico de Oz através dos olhos da bruxa Maligna, por isso mesmo o livro estava em minha lista. Mas infelizmente, apesar de ser uma fantasia, e sim eu sabia que ele poderia mudar e muito a estória, ela não me convenceu. 

4- Abandonei, mas vou dar uma chance

Muito difícil que eu vá dar uma segunda chance, mas os dois livros abandonados do ano foram DoctorWho: 12 doutores, 12 histórias que foi muito fantasioso pro meu gosto e A Leoa Branca que eu tentei ler em alemão, mas apesar de quase chegar ao meio do livro não tive saco para as politicagens no meio da estória em si.

5- Leitura boa mas difícil

Os livros que tratam sobre guerras pra mim são sempre os mais difíceis de ler, apesar de gostar muito do estilo. Dois desse ano falavam sobre a Segunda Guerra, na Alemanha, isso pra mim sempre tem uma pegada mais pessoal por causa da minha família. Li Schiksalsjahre que é um relato real de uma família durante e após a guerra e tudo que eles tiveram que passar em todos esses anos. O outro li em português, O dia seguinte de Rhidian Brook relata o pós-guerra em Hamburg, quando os ingleses vieram pra reconstruir a cidade. Então eu reconheci alguns lugares, algumas histórias e tal e foi muito interessante também.

6- Chorei de soluçar

Não cheguei a soluçar, mas rolaram algumas lágrimas e aquele aperto no peito lendo A menina da neve de Eowyn Ivey. Livro muito delicado, com um toque de fantasia, muito delícia de ler.

7- Divertido(s)

Gente, eu não leio livros divertidos...ahahahha Eu gosto de drama... ahahhah Mas um livro gostosinho de ler, sem muito drama, bem leve e rápido de ler é A vida do livreiro A.J. Finney. Conta a estória de um livreiro meio mau humorado e sozinho que recebe um pacote misterioso em sua livraria e a partir disso sua vida vai tomando novos rumos.

8- Próxima(s) leitura(s)

Ganhei muitos livros de natal, então obviamente estou bem servida pra esse ano. Ontem já terminei o Depois de Você, super clichê, mas pra ler nas férias é super light e divertido. Hoje já quero começar com um em alemão que chama Das Kreuz des Nordens de um autor alemão, um krimi como se chama lá, não sei como se enquadraria esse tipo de livro no Brasil, policial talvez?? E logo depois desse quero ler Em algum lugar nas estrelas que parece ser bem viagem, mas que de vez em quando eu gosto de tentar coisas desse tipo também, veremos...


9- Quero ler mas ainda não tenho

A lista de desejados é grande, mas vou escolher 3 que quero muito ler, e que se tiver a chance ainda incluo na meta de 2017:
- Falando o mais rápido que posso, porque sim, sou viciada em Gilmore Girls;
- The Patchwork Girl of Oz, porque sempre que tem patchwork no nome eu fico curiosa;
- O encantador de livros, mais um que se passa numa livraria ou fala de livros, que parece ser uma padrão meu ler livros com esse tema...

10- Consegui ler tudo que desejava/tinha planejado?

Siiiiim, foram 17 livros no total, 5 a mais que a meta anual!! Parabéns pra mim!!

11- Livros em outra língua?

Sempre. Foram 3 no total. Talvez esse ano deva ler mais em alemão.


12- Mais algum livro que gostaria de indicar?

Esse ano deixo por isso mesmo.

--Se quiser ler meus balanços literários dos anos passados, tem de 2015 e de 2014--

E quem quiser me seguir no skoob e acompanhar o que leio durante o ano me procurem!!

Comentários

  1. Você leu bastante e parecem ser todos livros muito bons! Eu preciso ter essa disciplina maior em relação a livros e ler mais também! ^^

    ResponderExcluir
  2. Gostei da sua postagem, sempre estou visitando seu blog e lendo suas postagens.. Seu blog está salvo em meus favoritos..

    Parabéns!

    Amo seu blog ❤️..

    Meu Blog: Marina

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!! Ela está parado no momento, se quiser me acompanhar estou no instagram:https://www.instagram.com/barbara_fadentriks/
      Te espero por lá!!

      Excluir
  4. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!

    Já até salvei em meus favotiros. ❤️ ..

    Meu Blog: Loterias Estaduais

    ResponderExcluir
  5. Adorei seu esse seu artigo, realmente é um dos melhores blog que estou visitando. Suas postagens são excelente! Parabéns!


    Meu Blog: Loterias de Hoje Resultado

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...