For my international friends

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

Ratzeburg

Em março de 2014, pouco mais 1 mês antes de voltarmos ao Brasil, ainda recebemos visita de um amigo do meu marido com a esposa. Obviamente fizemos um passeio por Hamburg. Foi meio que um passeio de despedida pra nós. Mas também ainda aproveitamos um dia  para conhecer Ratzeburg que ainda não tínhamos visitado, e que fica perto de Hamburg, fazendo inclusive parte de sua região metropolitana.



A cidade de Ratzeburg está localizada no distrito de Lauenburg estado de Schleswig-Holstein na divisa com o estado de Mecklenburg-Vorpommern. Seu centro "histórico" e o Dom estão localizados numa chamada ilha, em meio ao lago de Ratzeburg. Sendo ligada ao continente por apenas 3 aterros artificiais.

O nome se deve ao príncipe dos Polábios chamado Ratibor/Ratse que morou na região durante o século XI. No século XII o duque, Henrique, o Leão tornou-se governador e estabeleceu ali um bispado.  Também foi ele o responsável pela construcao do Dom na cidade em estilo românico tardio numa típica construcao em tijolos (Backsteinromanik). A cidade foi quase totalmente destruída em 1693 bombardeada pelo rei Cristiano V da Dinamarca. Pertenceu brevemente ao  Primeiro Império Frances durante as guerras napoleônicas e foi governada pelo rei rei dinamarquês depois do congresso de Viena. Foi anexado pelo Reino da Prússia durante a Segunda Guerra de Schleswig. A Cortina de Ferro passava a apenas 5 km da cidade, e atualmente a cidade é bem conhecida por seu clube de remadores, sendo estes responsáveis por muitas medalhas olímpicas para a equipe alemã.



Enfim, foi um passeio bem gostoso por essa cidadezinha tao simpática. Era final de inverno, acredito que no verão seja muito agradável passear por ali, especialmente por ser rodeado pelo lago. Deve encher de gente, já que os alemães do norte tem uma forte ligacao com a água.

Vale a pena uma visitinha!!



4 comentários:

  1. Que lindo lugar! Ahhh esse lago... amo lagos!
    Estou percebendo certo saudosismo nostálgico?
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse lago é lindo Mari, muito mesmo!
      É, eu ando meio saudosista mesmo... A Alemanha me faz uma falta danada!
      beijo

      Excluir
  2. Olá Bárbara, as paisagens são lindas! Gostei de saber um pouco da história do lugar!
    Beijo e boa semana!
    Vandira

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Vandira. Boa semana pra você também!

      Excluir

Conte-me o seu segredo...