For my international friends

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Seriema

Sempre achei que a seriema fosse uma ave típica aqui do Mato Grosso do Sul (no momento estou na casa dos meus pais). Mas fazendo a pesquisa pra poder escrever um pouco aqui sobre a ave, descobri que ela é inclusive a ave símbolo do estado de Minas Gerais. Tudo bem que nao imaginei que fosse a ave símbolo do Mato Grosso do Sul, já que esse posto muito provavelmente é ocupado pelo famoso Tuiuiú (sobre o qual nao acredito que vá escrever porque esse nao vem passear pelas bandas de cá). Enfim, vou deixar algumas fotos que tirei esses dias dessas belas aves e um pouquinho sobre elas.



A seriema é uma ave da família cariamidae. Seu nome significa "ave com crista", o que lhe cai bem já que ela tem um típico "topete" na cabeça. É uma ave típica do cerrado brasileiro. São aves terrestres que preferem correr a voar. Andam em casais ou pequenos grupos. Se alimentam de insetos, lagartos e pequenas cobras, e também de cajuis e cajus do cerrado.


notem que existe uma deitada no chão, na foto abaixo também

Seu canto é bem típico, podendo ser ouvido até a um quilômetro de distância. Seus cantos são altos e longos, parecendo risadas que vão acelerando e aumentando o tom a medida que a ave repete o canto.



Vou deixar abaixo também um vídeo/áudio da música Siriema cantada por Tonico e Tinoco que inclusive menciona a cidade de Ponta Porã que fica aqui perto e sobre a qual pretendo escrever ainda mais pra frente. Ahh e a partezinha bem no começo é uma imitaçao do canto do pássaro que mencionei acima.

3 comentários:

  1. Nossa, ouvi uma parte desta música e lembrei de um tio violeiro meu, do interior de SP. Aliás ele morava bem perto de Panorama, cidade que faz fronteira com o Mato Grosso. Saudade do interior de SP.
    Acho que eu nunca vi uma siriema ao vivo. Talvez só em zoológicos. Bjss

    ResponderExcluir
  2. Que bacana!! Difícil tirar fotos de pássaros, e ficaram ótimas!!
    Aproveite aí na fazenda!!
    Beijão!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É difícil mesmo tirar foto de pássaros, mas esses estavam ali, dando sopa... tanto que deu tempo de ir até em casa, pegar a máquina, trocar a lente e voltar. Nada muito longe, mas ainda assim né?!

      Excluir

Conte-me o seu segredo...