For my international friends

terça-feira, 24 de março de 2015

Düsseldorf

Düsseldorf é a capital do estado de Nordrhein-Westphalen e foi nosso ponto de partida para uma escapadinha à região ao longo do Rhein (vulgo rio Reno) em novembro de 2012.
uma igreja que nem estava no mapa
nos 15 minutos em que o sol apareceu em toda viagem
Acredita-se, baseado em achados arqueológicos recentes (2012), que a primeira povoação no lugar se deu por volta do ano 500d.C. O Straßendorf (povoação que se origina ao longo de uma estrada, típica na região do rio Reno), e também Fischerdorf (vila de pescadores), recebeu seu nome devido ao pequeno rio Düssel que passava pela vila e que desembocava no rio Reno. É provável que o nome Düssel derive do germânico thusila que significa algo como ruidoso, sussurrante.
foto noturna tirada pelo Lukas
A primeira menção escrita de Dusseldorp numa carta não pode ser datada exatamente, mas acredita-se que  ela seja no mínimo do ano 1135. Foi reconhecida como cidade em 1288. Em 1380 o Graf Wilhelm II decidiu  transferir a residencia oficial do Schloss Burg an der Wupper (sobre o qual escrevo noutro dia) para Düsseldorf e começou a ali construir um castelo-residência para o condado de Berg.
Carslplatz com sua feira permanente
eu e o rio Reno
uma igreja interessante
e essa é a torre da igreja acima
Mas a confirmação do poder e consolidação da cidade veio mais tarde: entre 1510 e 1520  foi transformada em cidade de residência dos duques de Jülich, Clevers e Berg, e a Rathaus foi construída em 1570-73. Em 1679 Johann Wilhelm II von Pfalz-Neuburg, provavelmente o mais famoso governante da cidade, conhecido como Jan Wellem reformou o castelo do conde de Berg, completando-o através da construção de uma galeria, um teatro e uma ópera. Este castelo não mais existe, restou somente uma torre onde hoje funciona um museu marítimo.
Schlossturm - onde funciona no museu marítimo
torre da Lambertuskirche ao anoitecer
Apesar da Guerra dos Sete Anos e da ocupação francesa a cidade continuou a crescer no século XVIII sob  o governo de Carl Theodor. Um ataque francês não deixou a cidade sem consequências: parte da cidade foi destruída. Entretanto Napoleão também trouxe melhorias: sob o governo do cunhado de Napoleão, Murat, surgiram a Königsalle, a Heinrich-Heine-Alee e alguns parques.
Rheinuferpromendade - mais uma do Lukas
Justizministerium - um predio bonito
Depois do Congresso de Viena de 1815 Düsseldorf passou a pertencer à Preußen (Prússia). Estes fizeram da cidade a capital da província de Rheinland.
Marktplatz no centro antigo com a estátua do Jan Wellen e a Rathaus
Na Königsalle, ou somente Kö, rua de lojas de marcas famosas
Jagdschloss, hoje Museu Goethe
Os 243 ataques aéreos durante a Segunda Guerra Mundial deixou muitos destroços. Quando ela começou a ser reconstruída em 1945, a cidade já era a capital do estado de Nordrhein-Westphalen. Atualmente é uma cidade moderna, com reconhecimento internacional.
Marktplatz com a Rathaus

fontes:  http://www.duesseldorf.de/touristik/wissen/geschichte/index.shtml;
http://de.wikipedia.org/wiki/D%C3%BCsseldorf

Publicado originalmente em 14 de novembro de 2012


10 comentários:

  1. Que aula de história hem!!!!! O mais gostoso é entender um pouquinho e ver as fotos...
    beijossss

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as fotos Babi!!
    Cidadezinha agradável! Pena só que o tempo não ajudou muito, né?
    Beijos!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu nem achei isso tudo não... Agora que li mais sobre a história até achei interessante, mas é cidade grande demais pro meu gosto! Não têmtantos cantinhos legais do jeito que eu gosto... hehehheh

      beijo

      Excluir
  3. Ate hoje nao conheco Düsseldorf :-( parece bonita e de historia interessante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hmmm, na minha opinião não perdeu muita coisa... eu achei ela movimentada demais... Mas é questão de gosto, se você gostar de um agito, muitas opções de compras e arquitetura moderna estará no lugar certo!!! hehehhe

      beijokas

      Excluir
  4. Parece ser uma cidade grandiosa! Gostaria muito de visitá-la! Beijao e otimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é sim Ana! bom final de semana pra você também!

      Excluir
  5. Legal ver outra visão de uma cidade que fui e ter novos olhares de coisas que vi.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também gosto de ver com outros olhos coisas que já conheci, tem sempre alguma coisa interessante que a gente deixou passar!

      Excluir

Conte-me o seu segredo...