For my international friends

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Adventskalender

Hoje é o primeiro dia de dezembro, também é dia de abrir a primeira portinha!! Nao sabe do que estou falando?? Entao senta que lá vem historinha:


   Um Adventskalender (calendário de Advento) é, desde o século XIX, parte da tradição cristã no período do Advento. O calendário pode ser encontrado em diversos formatos mas de modo geral mostra os dias restantes até o Natal, ou a contagem regressiva até este.
Adventskalender - pra mim o mais tradicional - eu tive esse!
fonte:  https://herrsidwell.wordpress.com/2011/12/02/adventskalender-online/
   Adventskalender são de cunho religioso ou secular. Os calendários religiosos, em sua maioria, incluem todo o período do Advento cristão, a partir do primeiro domingo de Advento até o natal, já o calendário secular inicia-se comumente no dia 1 de dezembro e termina no dia 24 de dezembro na véspera do natal.
   De origem alemã luterana, a tradição espalha-se atualmente mundo afora em países cristãos enquanto estes se preparam para festejar o aniversário de Jesus Cristo. No entanto se observa um aumento geral de comercialização de calendários de advento também em países não-cristãos.
de madeira
fonte: www.partystrolche.deweihnachten-adventskalen
   Nos países de língua alemã são especialmente as crianças que possuem um calendário de advento. No entanto, existem alguns que são criados também para adultos. Especialmente comercializados são os calendários decorados com motivos natalinos, onde se podem abrir pequenas portas, atrás das quais há fotos, provérbios, doces ou outras surpresas. Também são bastante comuns calendários criados pelas próprias pessoas que vão utilizá-los, mas o princípio é o mesmo. O Adventskalender tem como objetivo encurtar o tempo de espera até o natal e aumentar a emoção da data.

de tecido com bolsos pra colocar coisinhas
fonte:http://www.geschenkwichtel.de/adventskalender-schneefreunde-606.html
   Primeiramente o Adventskalender era um útil instrumento de contagem de tempo. As origens reais remontam ao século XIX, o primeiro calendário data provavelmente do ano 1851. As primeiras formas desse calendário são de origem protestante. As famílias religiosas penduravam 24 figuras nas paredes ao longo dos dias. A versão mais simples consistia em 24 traços feitos em giz nas paredes ou portas, os quais as crianças podiam apagar diariamente (1 por dia, entenda-se). Ou então eram colocadas palhas numa manjedoura, uma para cada dia até a véspera de natal. Outras formas foram um relógio de natal ou uma vela de Advento, que ia sendo queimada todos os dias até o próximo marcador. Esta variação foi particularmente difundida na época do nacional-socialismo como uma forma de substituição ao calendário comum. A queima de velas remete à tradições escandinavas.
uma versão com velas - gostei bastante desse
fonte: www.tchibo.de/Teelicht-Adventskalender
   Em 1902 foi publicado pela livraria evangélica de Hamburg o primeiro calendário impresso em forma de relógio de natal para crianças. Em 1903 o editor Gerhard Lang de München apresentou um calendário impresso com o título “Im Lande des Christkind auf dem Markt”. Consistia numa folha com 24 imagens para recortar e uma folha com 24 espaços para colar, e todo dia do advento as crianças podiam recortar e colar as figuras. Em 1904 o jornal Stuttgarter Neuen Tagblatt resolveu dar um calendário de brinde para quem comprasse o jornal. Depois de 1920, espalhou-se o calendário cujas janelas podiam ser abertas. Por detrás de cada janela, podia-se ver uma figura. Até a década de 1930 era reconhecidamente do estabelecimento litográfico Reichhlod & Lang em München a reputação de obra mais rica e criativa quando se tratava de Adventskalender. Lang chegou à ideia, pois quando criança sua mãe costumava costurar 24 bolachas num painel e a partir do dia 1 de dezembro ele podia tirar uma e comer.
de botinhas
fonte: www.kaufroboter.de
   A tradição deste tipo de calendário atualmente se deve em especial a um pastor evangélico. Ele seguiu a ideia de Lang e escondeu atrás das 24 portinhas figuras de personagens de histórias bíblicas. O adventskalender foi se tornar popular na década de 1950, quando se tornou um produto de massa e oferecido a preços módicos. As cenas eras em sua maioria de cidadezinhas românticas com neve. Por trás da janela de número 24, a maior de todas normalmente se esconde uma cena com presépio. A partir de 1958 apareceram os primeiras recheados com chocolates. Bastante significativos se tornaram também os calendários pintados à mão, como por exemplo os Leipziger Adventskalender.

Adventskalender desenhado numa fachada de loja em Lepzig
fonte: www.kwr-rathenow.de/ejournal/?p=322 
   Atualmente existem diversas formas de Adventskalender, que podem ser comprados prontos, ou mesmo feitos em casa, ou ainda podem ser encontrados on-line, basta escolher a forma que mais lhe agrada. 
fonte: wikipedia
-------------

Nós em casa também tínhamos a tradição do usar o adventskalender... tínhamos de dois tipos: o de abrir as portinhas em papel que com o tempo foram se rasgando de tanto usar (o que aqui nao deve acontecer porque acredito que os alemães comprem um novo todos os anos, ainda mais com as inúmeras opções tentadoras) e o de pendurar coisinhas, esse era o mais interessante porque nem sempre tinham coisas penduradas quando a gente acordava de manhã, tudo dependia do nosso comportamente no dia anterior... se não tivéssemos nos comprtados nao tinha doce pendurado... ótima maneira de fazer criancas se comprotarem nessa época do ano... hahahha... o pior era quando tinha bilhetinhos do Nikolars explicando o porque de nao ter nada pendurado, ou pior ainda os irmãos ganharem o doce e vc nao.. teeenso... mas é uma época que me lembro muito bem, acho que usamos o calendário até a gente sair de casa, com uns 16 anos... muito legal!!

mais um dos tradicionais
fonte: http://www.vvv-urbach.de/adventskalender.php

**Publicado originalmente em 01 de dezembro de 2011**

3 comentários:

  1. Nossa, senti uma pontada de nostalgia agora com teu post, na casa da minha avó materna tinha esse calendário, tinha também latas de bolachas pintadas feitas para o natal ;)

    ResponderExcluir
  2. até o ano passado o marido e eu trocávamos diy adventskalender... esse ano como tempo no hay comprei um adventskalender com chás. cada dia um chá diferente! delícia pra esquentar nesses dias gelados do ano... sem as calorias extras dod chocolates ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu acho super linda a tradição do Adventskalender! Esses dias eu estava lendo que outros países, como a Inglaterra, por exemplo, começaram a aderir ao Adventskalender (mas acho que mais comercialmente), porque a idéia de ter um presentinho a cada dia de dezembro é muito amor! Bjs

    ResponderExcluir

Conte-me o seu segredo...