For my international friends

terça-feira, 29 de maio de 2012

Jogo do Brasil aqui em Hamburg

   Quem me conhece sabe que eu não suporto futebol!! Acho muito sem graça e o que mais me irrita nessa prática esportiva é a excessiva atenção dada a ela no Brasil, como se as outras modalidades nem existissem, mal e mal mencionam quando o país é destaque no vôlei ou tênis por exemplo, e dura somente o tempo de se comemorar a vitória, depois voltam ao esquecimento da mídia. Não é por menos que prá mim, o futebol  no Brasil é o "ópio de povo", o mais importante é saber o resultado do jogo do que o que anda acontecendo na política do país!! Pelo time vale a pena sair nas ruas e quebrar tudo, pra fazer manifestação contra a corrupção e as porcarias do governo ninguém se mexe... Mas enfim, não era bem sobre isso que queria escrever hoje... mas pelo menos vocês agora sabem o que eu penso...
os ingressos
   Pelos motivos descritos acima e também por não querer dar ainda mais dinheiro/reconhecimento pros palhaços por trás da bola, a princípio não quis ir no jogo que teve da seleção brasileira aqui em Hamburg no sábado passado. Mas marido e amigos me convenceram de que ia ser divertido, e que era uma oportunidade de conhecer um estádio de verdade, ver como funciona, e também fazer uma coisa que muitas pessoas nunca imaginaram que eu fosse fazer, nem mesmo eu! Então fui!
primeira vez num estádio
O jogo foi no meio da tarde, nós saímos de casa logo depois do almoço... o trem que sai daqui perto de casa é o mesmo que vai até o estádio do outro lado da cidade. Apesar de ser longe pelo menos não precisamos fazer nenhuma troca no meio do caminho. Apesar de faltar ainda maisde uma hora pra começar o jogo já tinha muita gente por lá, e a maioria eram de dinamarqueses, afinal eles moram aqui ao lado né?! Logo que saímos do trem e fomos seguindo em diração ao estádio achei que eu ia entrar em pânico com toda aquela gente, muitos gritando e bebendo e de caras pintadas... Eu tenho uma certa aversão a multidões, achei que não ia conseguir... mas continuamos o caminho, encontramos o ônibus shuttle que no levou até quase a porta do estádio, amassados feito sardinhas, no maior estilo inter 2 (comentário que provavelmente só os curitibanos entenderão), o que não se vivencia muito por aqui não... mas foi por menos de 2 minutos acredito eu... dá tranquilamente pra ir andando da estação até lá também! Não foi assim muita fácil de saber se estávamos entrando no lugar certo, se íamos achar nossos bancos e coisa e tal, mas no fim deu tudo certo, estávamos lá dentro praticamente uma antes do jogo. Eu achei muito legal toda a estrutura dentro do estádio, não imaginava mesmo que era assim... nós ficamos bem num dos cantos e bem em cima...logo de cara achei super íngrime e aqueles degraus me pareceram meio pequenos, a primeira impressao que tive é que iria cair hehheh, mas depois me acostumei. A partir daí foi hora de começar a reparar nos detalhes. As torcidas foram chegando aos poucos, como já mencionei acima, a maioria esmagadora era de dinamarqueses. Alguns pontos amarelos eram reconhecíveis em meio aos vermelhos, e eis que bem pertinho de onde estávamos chegou um grupo de brasileros com algumas moças que deviam estar pensando que estavam na praia! Micro sainha e micro top, com uma maquiagem "over". Conseguiram visualizar né? Não precisa de muito esforço... Foi uma das horas de vergonha alheia.
torcida
No jogo mesmo, não prestei muita atenção, mas me diverti com a torcida da nossa turma, da incansável turma de brasileiros perto da gente, dinamarqueses quietos quase o primeiro tempo inteiro, aquela multidão de vermelhinhos gritando quando fizeram o gol no segundo tempo, com as coisas sem noção que apareciam no telão e assim por diante... Mas o mais vergonhoso de tudo, foi ao final do jogo, ganho pra nós, as belezuras quase sem roupa aparecendo rebolando no telão! Gente, sério, depois não querem ter a fama né?!! Por favor!!! Eu me escondi de vergonha, fiquei feliz de estar com uma camiseta branca e não com uma amarela, poxa, muito, muito chato isso, muita falta de respeito! Mas enfim, resta aos demais brasileiros decentes desmistificar essa pouca vergonha, mas é difícil viu...
o jogo
Depois do jogo nosso grupinho se reuniu na casa da Liliana, onde o papo rolou solto e o churrasquinho também. foi um sábado muito divertido!!
a galera toda  (foto da máquina da Liliana)

22 comentários:

  1. Ai Barbara eu entendo a sua indignação viu!? É realmente vergonha alheia, tem gente que não perde uma oportunidade de se aparecer, afff... Aqui, todos os anos tem a tal da festa Caliente, meu marido e um amigo dele gostam de ir porque eles acham que a festa representa a cultura sulamericana e eu já expliquei milhões de vezes que o Brasil não é só aquilo!! Eu odeio aquela festa, rs... É bem isso, mulheres querendo chamar a atenção de qualquer jeito e se vestindo daquele jeito...rs..
    Ainda bem mesmo que você estava com uma camiseta neutra...rs.. As meninas que você citou parece que não estavam nem um pouco interessadas no futebol :-).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E não é?!! Me dá certa raiva de gente assim, que não se valoriza cujo comportamente ainda denigre a imagem alheia...

      Excluir
  2. oi Babi... também não curto futebol e concordo com o que falou sobre "Ópio do Povo"... e o restante dos esportes??? e muito mais interessante não é?!
    Mas valeu o encontro com outras brasileiros e a emoção da torcida!!!
    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!!
      Eu nem sou assim tao ligada em outros esportes, mas =e legal tamb=em ver algum coisa diferente na tv (ou ao vivo) que só futebol né...

      Mas com toda certeza a companhia e a emoção da torcida valeram muito a pena mesmo!! Eu me diverto muito!!

      beijo

      Excluir
  3. Eita que tinha era gente!!!
    A galera do Brasil vestida de verde amarelo, olha ta valendo!!
    Eu até poderia gostar de futebol, caso eu entendesse algo, pois sou tao burra quanto uma porta se tem homens, grama, traves e bola num canto só, nao entendo nada!! kkkk
    Mas na copa eu engano que sou patriota kkk grito gol(mesmo que pro time errado mais grito) kkk como pipoca e curto a farra em si, no fim nao sei quem fez o quê, juro!!!
    BJS

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tinha muita gente mesmo Wilqui!! Pelo telão foi anunciado que haviam cerca de 51.000 pessoas no estádio, é gente pra caramba né?!
      Olha que eu não entendo muita coisa também não, talvez por pura falta de interesse...E acho que tudo mundo fica mais patriota mesmo em copa do mundo né? Se não pelo futebol pela bagunça e por juntar os amigos pra uma pipoca!!

      beijos

      Excluir
  4. Eu não curto futebol, mas quando é jogo do Brasil meu patriotismo aflora hahahaha, coisa de expatriada sentimentalóide :) E olha que coincidência, eu conheço a Liliana também. Bj

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que com muita gente é assim né Ma?! Quando a gente está fora do nosso país as coisas mudam um pouco mesmo. Que legal que vc tb conhece a Liliana!! Conheceu ela aqui em Hamburg ou já conhecia do Brasil??

      bjs

      Excluir
    2. Conheci aqui, através da minha vizinha que tb é brasileira e amiga dela. Mundo pequeno!

      Excluir
    3. Que legal!! Mundo pequeno mesmo!!

      Excluir
  5. olha que tonga eu, removi sem querer seu comentário Barbarella... o pior é que não tem uma flexinha de desfazer nessa parte... grrrrr, que raiva!!!! Mas muito, muito obrigada por ter vindo aqui deixar um recadinho!!! Concordo com você que a energia que a gente sente com aquele povo todo reunido é muito emocionante, mesmo não gostando do esporte vale muito a pena a experiência de ir assistir alguma coisa num estádio. Pra mim valeu muito!!!

    ResponderExcluir
  6. Você também é paranaense? Fiquei curiosa agora :-)
    Mas taí uma coisa que também me irrita: essas meninas meio sem noção e sem roupa ;-)
    Mas como a Má também me empolgo toda com jogos da copa do mundo! Acho que é a distância do Brasil, sei lá, mas até choro na hora do hino nacional rsrsrsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Karen! Sou paranaense sim, nasci em Marechal Candido Rondon, no Oeste do Paraná!! Mas cresci no Mato Grosso do Sul e morei os últimos anos antes de vir pra cá em Curitiba, onde fiz minha faculdade!!
      Meninas sem nocao me irritam também!! E é sempre bom fazer uma farra com amigos na copa do mundo né??

      beijos

      Excluir
  7. Ué, achei que eu tivesse feito alguma besteira e tivesse enviado só meu nome! Hahaha! E ontem mesmo pensei em você quando vi um pedaço do amistoso de futebol Brasil x USA que rolava aqui em terras gringas. O estádio estava cheio de brasileiros =) Bjss

    ResponderExcluir
  8. que nada, quem fez a besteira fui eu mesmo!!

    ResponderExcluir
  9. eu queria ter ido mas marido nao quis sniff :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sacanagem hein!! Quem sabe na próxima!!

      Excluir
  10. eu queria ter ido mas marido nao quis sniff :(

    ResponderExcluir
  11. babi, entendo completamente o que vc diz!! Para ser sincera, eu gosto dos jogos do Brasil. N sou fa de futebol, mas sempre acompanhei os jogos da selecao com emocao rsrs Super entendo esta coisa do estereotipo que os brasileiros ainda carregam por nossa propria culpa. Sempre tem mulher querendo aparecer, em tudo quanto e' pais. Em epocas de jogos assim a gente ve, mas as culturas latinas acabam se destacando mais, e como todo o resto que eles noticiam da gente e' desgraca, se estrangeiro qr falar de alguma coisa boa do Brasil e' carnaval e mulher seminua. Triste, pq somos nos mesmos que divulgamos esta imagem :( Bjusss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. infelizmente né Aline!! E é muito triste porque o Brasil tem tanta coisa boa também, tanta cultura diferente...

      Excluir
  12. OIii

    ai que divertido!
    Sabe que quanto teve jogo da copa em 2010 aqui tambem tinha umas criaturas que apareciam vestidas de maneira nem um pouco decente... nessas horas me dava vergonha...
    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Anna, foi super divertido mesmo, tirando a parte das mocinhas "indecentes", a gente se divertiu horrores!!

      bjss

      Excluir

Conte-me o seu segredo...