For my international friends

sábado, 3 de setembro de 2011

Berlin/ Potsdam - dia III (28 de agosto)

   Mais um dia para relatar...ufa, e ainda não é o último, quem mandou começar né... agora tem que ir até o fim!
Já comentei com vocês sobre o ticket que a gente comprou, que incluia Potsdam, não é verdade?! Então, esse domingo foi o dia da gente usar os 3 euros a mais que custava o ticket que incluía Potsdam e fomos até lá conhecer. Saímos relativamente cedo do hotel e encaramos a viagem até lá, que deve ter durado algo como 1 hora, incluindo a troca de trem. Chegando lá o frio na barriga foi na hora de pegar o ônibus até o centro, vai que a gente erra né, mas nessas horas a dica é seguir o fluxo e entrar no busão cheio de turistas. Não tínhamos muita certeza do ponto onde deveríamos descer, por isso é a vantagem dos ônibus aqui que dizem o nome das estações, acabamos decidindo em cima da hora descer mais no centro da cidade pra procurar um posto de informações turísticas. 
Rathaus

umas estátuas no meio da rua

um portão
   Demos uma caminhada básica por ali e seguimos até o Schloss Sanssouci, , antigo palácio de verão do Frederico o Grande, rei da Prússia, super conhecido também. Estava muito cheio de gente por lá, acho que todo mundo aproveitou o domingo de sol. Essa palácio fica dentro de um parque parque bem grande que era o jardim das humildes pessoas que moravam ali. Pelo que me diz o wikipédia em alemão, o parque cobre cerca de 290 hectares e tem cerca de 70km de estradas/caminhos. Deu pra ter uma idéia né!! Nós obviamente passamos boa parte do dia perambulando ali pelo parque tentando ver a maior quantidade de construções possível, e tem muitas, listadas encontrei 15, mas como disse no post anterior, esse dados estão sendo pesquisados com rapidez, se der tempo e vontade, outra hora escrevo com mais calma sobre esse lugares e construções. Vou deixar vocês com as fotos e legendas.
Schloss Sanssouci
Schloss Sanssouci
Alte Mühle
Orangerie
eu
essa é só pra mostrar como aqui os panfletos inofrmativos ficam
seguros dentro de uma caixinha, não molha, não voa e todo mundo
pode pegar sem ter que ficar um PIT aberto o tempo todo -
quero muito levar essa idéia pro Brasil hehheh
Drachenhaus
Belvedere
Neues Palais

Neues Palais
Neues Palais
árvore grandona
Schloss Charlottenhof
Schloss Charlottenhof
uvas no quintal do Schloss Charlottenhof
Römische Bäder -  banho romano
Chinesisches Teehaus
Friedenskirche
   Depois de muito caminhar, muito mesmo, comemos um cachorro quente típico alemão, sim tinha chucrute, ainda fomos até outro parque na cidade porque o Lukas queria visitar o Schloss Cecilienhof que foi onde aconteceu a Conferência de Potsdam no final da segunda guerra, onde foi decidido o futuro da Alemanha a partir de então. Claro que antes ele foi residência do filho do imperador e da esposa daquele, Cecilie, daí o nome. 
Marmorpalais
Marmorpalais

Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof
Schloss Cecilienhof - atualmente funciona um hotel de luxo
não preciso nem dizer que custa o olha da cara né
   Depois disso tudo eu não me aguentava mais em pé, de verdade, foi bem boa a hora de viagem de volta, sentadinha, o problema foi conseguir levantar de tanta dor que estava sentindo nas pernas... Descansamos um pouco no hotel, mas tivemos que sair pra procurar alguma coisa prá jantar... acabamos comendo no mcdonalds da Ostbahnhof mesmo, sem chance de conseguir ir muito mais longe...

ah, e vendo tv nessa mesma noite a gente descobriu que no sábado tinha tido o casamento do que seria o príncipe se a Alemanha ainda fosse uma monarquia, no complexo do Sanssouci... coisa pouca né.. a gente até viu o pessoal desmontando um monte de coisas lá quando a gente tava passeando, mas o mais dovertido foi ver isso na tv de noite... doido né?!!

Um comentário:

  1. Lindas as fotos!! :) Adorei o Schloss Cecilienhof!! Muito bonitinho!!
    E sobre a idéia dos PIT´s, muito boa!! Se fosse assim no Brasil, talvez eu não precisasse estar aqui trabalhando em pleno feriado! hehe

    ResponderExcluir

Conte-me o seu segredo...