Pular para o conteúdo principal

Aniversário em Wien - Österreich

   Hoje é meu aniversário!! êêê parabéns pra mim!! E para comemorar estamos passeando em Wien (Viena na Áustria). Pra nao deixar ninguém com água na boca, ou exatamente pra isso, deixei esse post programado pra vocês poderem viajar um pouquinho junto com a gente no meu dia especial... as informacoes e fotos sao da internet, quando voltarmos posto fotos e histórias minhas, ok!? Vamos lá?
a cidade
fonte: www.stadt-wien.at/reisen/fremdenfuehrer-fuehr... 
   Wien é a capital da Áustria e também um dos nove estados desse país. Com uma populacao de cerca de 1,7 milhoes de pessoas é a cidade mais populosa da Áustria. Wien está localizada no nordeste da Áustria, na extensão leste dos Alpes, na Bacia de Viena. A cidade antiga era toda concentrada ao sul do rio Donau/Danúbio, mas hoje a cidade se estende dos dois lados do rio. O nome Wien vem do nome do rio Wien que passa pela cidade (era comum a povoados ao longo do Donau/Danúbio darem os nomes dos rios que nele desembocavam a suas vilas). A cidade antiga, impreganada da história do reinado dos Habsburgos, e o Palácio de Schönbrunn foram reconhecidos pela UNESCO como Patrimônio Mundial.
Schloss Schönbrunn
fonte: www.austria.info/at/kunst-kultur-in-oesterreich/schloss-schoenbrunn
  A história da cidade remete a aproximadamente 500 a. C., tendo sido incialmente uma povoação de origem celta. Por volta de 15 a.C. foi uma cidade fronteiriça do Impéiro Romano, defendendo-os das tribos germânicas ao norte, nesta época conhecida pelo nome Vindobona. Posteriormente acolheu a dinastia Babenberg, adquirindo um caráter mais cultural.  E por volta de 1278 começou-se a estabelecer a dinastia Habsburgo, vindo a mais tarde se tornar capital do Império Austríaco e ainda do Império Austro-Húngaro. Desde o final da primeira Guerra Mundial é capital da República da Áustria. Mais da história vocês encontram aqui e é em português!!!
Hofburg
fonte: www.jufa.at/.../jufa-wien/freizeittipps.html 
   Os pontos turísticos de maior interesse concentram-se ao redor do Hofburg, sede da antiga Corte imperial. Este complexo por si só já possui inúmeras atrações e opções de visitação na cidade. Na região mais central da cidade ainda vale mencionar o Stephansdom (a catedral), o MuseumsQuariter (complexo de museus), Albertina, Kunst- und Natur- historisches Museum, Burgtheater, Staatsoper. Mais afastado do centro tem ainda o Belvedere - palácio de jardins do príncipe Eugênio; o Schönbrunn – residência de verão da família imperial; e o Prater – antiga propriedade de caça dos Habsburgos que atualmente é o maior parque da cidade.
   A vida musical da cidade de Wien foi, e continua sendo de importância internacional. Historicamente é influenciada, principalmente, por compositores como Mozart, Beethoven, a família Strauss, Mahler e Schoenberg. A valsa vienense foi e é sucesso mundial. Hoje, os principais intérpretes conhecidos são a Wiener Philharmoniker (Filarmônica de Viena), a Wiener Symphoniker (Orquestra Sinfônica de Viena), o conjunto estatal da Ópera de Viena e o Musicus Concentus Wien. Claro que as outras artes não ficam de fora, mas a música erudita é sem dúvida aquela que mais remete à cidade.
Belvedere
fonte:
 www.panoramio.com/photo/17220423 


Especificamente sobre os atrativos falo quando voltarmos de viagem, porque daí vou focar nos que a gente conheceu né?!

Fontes: WienWikipédia; Guia visual Folha de S. Paul: EUROPA; Guia National Geographic Deutschland: Wien

Comentários

  1. Resgatado do disqus:

    - babi!!!
    PARABÉNS!!!!! tudo de bommmmm... que Deus lhe traga muitas bençãos... se sinta abraçada por mim...
    E que passeio hem??? muito legal...
    a foto do belvedere é lindíssima.
    Viena fica próxima da sua cidade?
    beijossss - Ana Gaspar

    - Obrigada Ana!! A viagem foi muito legal!! Viena nao fica aqui perto nao, mas de trem é tranquilinho de chegar... Em breve vou escrever sobre a viagem! beijo - babisenberg

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

torta alemã

Alguém sabe me dizer a origem da chamada torta alemã? Porque aqui na Alemanha mesmo, nunca vi nenhuma torta desse tipo como a que conhecemos no Brasil... 
Dei uma pesquisada no google, mas não tive muitas respostas não. As duas versões que me fizeram mais sentido foram: 1- que uma descendente de alemães lá em Santa Catarina ficou com saudades das tortas da sua terra natal e adaptou uma torta com os ingredientes encontrados ali; 2- que seria uma versão do conhecido Kalter Hund, que a torta alemã teria em diferente um creme de manteiga e creme de leite ao invés do chocolate como recheio. E aí, alguém tem palpites?? Ou já viu uma torta alemã na Alemanha??

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomenc…

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a par…