Pular para o conteúdo principal

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomenclatura e tb de país, sei lá, vai que são a mesma coisa só que no Brasil se come mais seco que aqui na Alemanha... Mqas acabei descobrindo que na verdade são coisas realmente diferentes! Aí tb fiquei pensando que talvez a nomenclatura no Brasil é que esteja errada, porque descobri que a ricota é de origem italiana... isso talvez seja, mas tanto assim não consegui descobrir não. O que eu descobri até agora foi que a ricota e o quark são feitos de partes diferentes do leite, a ricota por exemplo é preparada a partir do soro e não do coalho, como o quark (mais informações em: http://de.wikipedia.org/wiki/Ricotta,  http://de.wikipedia.org/wiki/Quark_(Milchprodukt) - em alemão, prá outras linguas é só procurar na barra do lado, já dento do wikipedia, é melhor do que colocar todos os links). As informações em alemão e em ingles são bem completinhas, mas em portugues tá beeem reduzido, mas também não procurava informações tão completas, era só prá tirar uma dúvida mesmo...
Só sei que agora até o Lukas que não gosta da tal da ricota brasileira come quark, e gosta!! A gente passa no pão como se fosse requeijão cremoso, porque isso aqui não tem. E a gente come tanto doce (no pão com mel, como a gente come lá na Oma) e também salgado, temperado com sal, pimenta e cheiro verde, ou qualquer coisa que tenha em casa e dê vontade de colocar... (pensando bem, isso eu tb aprendi com a Oma!!)

Comentários

  1. babisenberg
    Enviado em 09/12/2010 as 10:41 | Em resposta a Renate Firzlaff.
    obrigada Renate!!! Muito bom saber que acompanha o blog!!


    Renate Firzlaff
    Enviado em 08/12/2010 as 20:20
    Oi Babi, nossa, adoro ler teu blog!!! Sabe, nem conhecia esse seu lado detalhista. Fica super gostoso de ler e instrutivo também com os links que vc coloca.
    E amo comer Quark. De vez em quando como na minha sogra…

    lukasgg
    Enviado em 26/11/2010 as 21:04
    subatomico ou nao, eh bom no pao com mel… hummmm

    babisenberg
    Enviado em 25/11/2010 as 23:22 | Em resposta a Adri.
    esses físicos… tst tst… ainda bem que me livrei dessa…

    Adrischelin
    Enviado em 25/11/2010 as 22:45
    quark é uma partícula subatômica ;-P

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...