Pular para o conteúdo principal

Em dias gelados...

A coisa anda gelada por aqui.
Quem acompanha as noticias deve estar lendo/vendo/ouvindo que muitas pessoas já morreram de frio pela Europa afora devido à onda de frio que está fazendo por essas bandas. Muita gente fica preocupada, se a gente está se vestindo bem, se não estamos congelando como se a gente ainda fosse criança, além de ficarem abismadas em como é que a gente não passa frio e ainda fazem aquela cara de nojo: "ui, frio"... Entendam: eu AMO frio e inverno, e aqui é tudo aquecido!!! Você só passa frio se sair lá fora com roupa inadequada, como minha Oma sempre diz: "Wer friert ist entweder Dumm oder Arm" (Quem passa frio ou é burro ou é pobre).
Mas enfim, que dá preguiça de sair em dias assim, ahh isso dá, então passamos esse fim de semana em casa. Eu me empolguei fazendo um trilho pra colocar nos parapeitos das janelas... passeio o sábado todo costurando tiras de tecido, até a hora em que acabou minha linha e tivemos que sair pra comprar mais... Ainda não está pronto porque ainda nao decidi como terminar, quem sabe ainda essa semana eu me decida!
emendando tiras
Já estou cortando quadradinhos pra fazer o próximo, porque ainda tem mais uma janela... quero ter tudo pronto quando for colocar a decoração de primavera, que já está chegando (será?).


 Também penduramos a cortina que fiz esse dias pra esconder o nicho que tem na cozinha e que me irritava profundamente... agora está mais bonitinho, só fica mais difícil de se livrar do mofo que insiste em se criar alí, mas faz parte né... paninho com água sanitária e lá vamos nós...
aí a cortina
Ontem criei coragem e fui lá fora tirar fotos do Alster (o lago) e do Elbe (o rio) congelados. Com temperatura de -13°C me diverti tirando fotos e vendo alguns doidos passeando em cima do lago congelado (nesse momento eu ainda não sabia que já estava liberado pra andar em cima do Alster). E o que tinha de gente com suas máquinas em mãos tirando fotos!! É que é realmente coisa linda de se ver... eu acho!!!
Binnen- Alster

o außenAlster

sob a Kennedy-Brücke

um rebocador coberto de gelo

Elbe congeladinho

canal congelado na Speicherstadt

Eu tive a impressão de quase ter congelado minhas bochechas e testa, de tao frio que estava o vento... mas isso faz parte da aventura de se deliciar com o gelo!! Quem quiser mais notícias sobre o lago congelado, clique aqui.

Comentários

  1. Comentários resgatados do Disqus:

    - Oi Babi, se viu tudo esta caminhando, graças a Deus estamos na direção que planejamos. Vai dar certo até o final se Deus quiser.
    Gosto muito da sua opinião direta sobre as coisas. E sobre o frio... pois menina todo muito lamenta, chinga. Assim, as coisas se tornam até mais dificil de ser encaradas... O seu modo de ver o frio, pelo menos eu acho, se torna mais leve, pois você tem que continuar a vida e por que não da melhor forma "gostando" e se adaptando.
    Não entendi diretio o que seria este trilho da janela?? Você que gosta destas coisas, coloquei lá no meu blog, outros blogs de decoração, cada coisa... tem uma cozinha, que ficou uma graça, ela colou os tecidos no fundo do armário, nossa ficou fofo...
    beijosssss
    Beijos - Ana Gaspar

    - Ah, o tal do trilho que menciono é porque aqui as janelas tem parapeitos maiores dos que a gente está acostumado no Brasil, já que as paredes sao mais grossas, pra melhorar o isolamento das casa, entao tem que fazer uma toalha mais compriiiida, e isso se chama trilho no vocabulário de costureiras/bordadeiras/tricoteiras e sei lá mais eu quem, só sei que minha tia e avó sempre chamaram assim, entao eu tb chamo, será que tem algum outro nome?!
    Obrigada por achar que a minha opiniao direta é boa, eu tenho certas crises com isso, nem sempre eu me aceito sendo assim, mas enfim... estou trabalhando nesse meu ponto fraco/forte.
    Já dei umas olhadas nas coisas que vc colocou no seu blog... realmente tem coisas lindas!! Mas ainda nao deu tempo de ver tudo... aos pouquinhos, aos pouquinhos...
    beijao - babisenberg.

    - agora entendi... acho bem legal a idéia de decorar essa espaço. Quando a janela é baixa o para peito bem largo, da pra fazer um banco cheio de almofadas... No meu caso sáo janelas menores mesmo, acho bacana colocar vasos, velas...vamos ver o que irei fazer, mas gostei desta idéia, vou ser sincera não conhecia mesmo isso.
    Vc sabe fazer coração, florzinhas de tecido (com enchimento)? fica lindo se vc souber fazer uma tirinha com esses trequinhos anarrados e colocar sobre a cortina (por exemplo a que vc fez), deu pra entender o que eu falei???
    beijo - Ana Gaspar

    - ahhhhh eu tenho muita preguica de sair de casa nos dias frios... é toca, cachecol, luvas, botas..... e aquele mega casaco... lindas as suas fotos! valeu a pena ter encarado o frio! bjs - Anna Monte Alegre

    - que bom que entendeu minha explicacao. às vezes fico na duvida se da pra entender as coisas do jeito que explico...
    Ainda nao tentei fazer esses de enchimento, mas estao na minha lista de coisas pra tentar... vamos ver quando vai sair um desse... - babisenberg

    - nem me fale, eu tambem tenho preguica, mas se deixar ela comandar nao vamos mais sair de casa no inverno ne... hehehhe... depois que estou la fora me animo, mas antes tb e bem complicado... - babisenberg

    ResponderExcluir
  2. Comentários resgatados do Disqus:

    - Frio eu ate guento, Babi, mas esse friozao negativao que ta fazendo, aaahhhh saco! mas eu aprendi a curtir o inverno tbm.
    Putz ,tu ta virando a maior profi heim? to gostando de ver, tudo bacaninha... ah si, a vovo tem razao :-)
    sábia vovozinha! - Nina

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

torta alemã

Alguém sabe me dizer a origem da chamada torta alemã? Porque aqui na Alemanha mesmo, nunca vi nenhuma torta desse tipo como a que conhecemos no Brasil... 
Dei uma pesquisada no google, mas não tive muitas respostas não. As duas versões que me fizeram mais sentido foram: 1- que uma descendente de alemães lá em Santa Catarina ficou com saudades das tortas da sua terra natal e adaptou uma torta com os ingredientes encontrados ali; 2- que seria uma versão do conhecido Kalter Hund, que a torta alemã teria em diferente um creme de manteiga e creme de leite ao invés do chocolate como recheio. E aí, alguém tem palpites?? Ou já viu uma torta alemã na Alemanha??

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomenc…

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a par…