Pular para o conteúdo principal

Göttingen

  Göttingen é uma cidade universitária localizada no sul do estado de Niedersachsen e fortemente influenciada por suas instituições de ensino e pesquisa. 
a localização no mapa da Alemanha
fonte: internet
  A origem de Göttingen nos remete a uma aldeia do século VII. Ela foi mencionada  pela primeira vez no ano 953 sob o nome Gutingi, em uma carta do imperador Otto I. Através da aldeia passava um pequeno riacho, o Gote, de quem a aldeia recebeu seu nome. A cidade foi fundada entre 1150 e 1200 a noroeste dessa vila adotando seu nome. Na época medieval a cidade era membra da Liga Hanseática, e portanto, uma cidade rica.
Lukas e eu no Wilhelmsplatz em frente à Universidade
jan 2010
  Atualmente Göttingen é famosa por sua antiga universidade, a Georg-August-Universität, fundada em 1737 e que se tornou a universidade mais visitada da Europa. Em 1837, sete professores protestaram contra a soberania absoluta dos reis de Hannover, vindo a perder seus ofícios, e se tornaram famosos como os Göttinger Sieben (Os sete de Göttingen). Entre eles estavam algumas celebridades bem conhecidas: os irmãos Grimm, Heinrich EwaldWilhelm Eduard Weber e Georg Gervinus. Além desses, os chanceleres alemães Otto von Bismarck e Gerhard Schröder estudaram Direito em Göttingen. Alguns dos matemáticos mais famosos como Carl Friedrich Gauss, Bernhard Riemann e David Hilbert eram professores em Göttingen.
parte do antigo muro da cidade
jan 2010
  Como outras cidade universitárias, Göttingen desenvolveu suas próprias tradições peculiares. No dia em que os novos "doutores" (aqueles que fizeram doutorado) recebem seus títulos é costume eles seguirem até a estátua da Gänseliesel, que fica em frente à prefeitura, num carrinho de mão decorado. Lá eles tem que subir na fonte e beijar a estátua.
mamae e eu com a Gänseliesel em janeiro de 2010
  Figuras de Gänseliesel (Gänse= gansos, Liesel=abreviatura ou apelido do nome Elisabeth), que traduzindo mais livremente poderíamos chamar de "A menina dos gansos", são relativamente comuns na Alemanha, retratando uma cena do cotidiano. A estátua de Göttingen é uma figura em bronze esculpida por Paul Nisse de acordo com o projeto do arquiteto Heinrich Stöckhardt. Houve um concurso para escolher uma estátua para a fonte em frente à Rathaus em 1898 e depois de muitas discussões a população escolheu a Gänseliesel mesmo esta tendo ficado em segundo lugar. Ela foi erguida em 1901. No começo a tradição de beijar a estátua era praticada por aqueles que se matriculavam na universidade, e que por muito tempo foi proibido. Mas apesar da proibição a tradição ainda era realizada, o que levou a estátua a ser considerada a moça mais beijada do mundo. Nas últimas décadas é que a tradição foi deixando de ser realizada pelos recém matriculados, passando a ser feita por aqueles que alcançam o nível de doutoramento, quando então a moça além de beijos, também recebe buques de flores. Na comemoração do centenário da Gänseliesel a proibição de beijar a estátua foi revogada. A estátua original está no Museu da cidade desde 1990, a estátua que está na praca agora é uma répllica.
mamae e eu com a Gänseliesel em junho de 2011
A Rathaus (prefeitura da cidade), cuja construção original data de 1270, foi sendo ampliada e modificada entre os séculos XIII e XVI até ficar com a aparência atual. Na época serviu como uma casa de Guilda (coorporações de ofício) dos mercadores. Arquitetonicamente atraente são a varanda em estilo gótico e as pinturas internas do final do século XIX. Foi completamente renovada entre 1979 e 1981. Hoje é sede do Posto de informações turísticas e o salão interno costuma abrigar recepções de todos os tipos.
dentro da Rathaus
junho 2011
Rathaus
junho 2011
Duas torres diferentes é o que melhor representa a igreja St. Johannes construída entre 1300 e 1344. A torre norte era até a pouco tempo a casa dos guardiãos da cidade e mais tarde virou moradia de estudantes. Atualmente é usada pela comunidade como sala de oração. É possível visitar a torre aos sábados às 12 e às 14 horas.
St. Johannes
junho 2011
Em frente à Biblioteca da Universidade existe o Lichtenberg-Denkmal (Denkmal = memorial). Georg Christoph Lichtenberg foi em 1775 nomeado professor de matemática e física experimental na Universidade de Göttingen  e é considerado "o gênio universal do século XVIII". A estátua é em tamanho real, o cara era baixinho mesmo!!
colocaram até um cachecol no coitado
janeiro 2010
conhecendo a estátua
junho 2011
Os entalhes da casa na Junkernschänke, em estilo enxaimel data de 1446 e em 1547/49 foi reconstruída em estilo renascentista, contam história bíblicas. Num dos postes o artista retratou também a ele e sua esposa.
Junkernschänke
janeiro 2010
Nessa casa tem um restaurante ótimo, com esse mesmo nome: Junkernschänke. Outros restaurantes muito bons lá são os seguintes:
- Kartofflehaus, de tão bom que era voltamos lá umas 3 vezes na mesma viagem!!
nós no Kartoffelhaus
janeiro 2010
a segunda vez no Kartoffelhaus
janeiro 2010
- Confeitaria Cron und Lanz, que visitamos com meus pais em junho de 2011 quando demos uma passadinha na cidade pra vê-la sem neve. A vitrine é de babar!!!!!!!
a fachada da confeitaria
junho 2011
analisando o cardápio
junho 2011
analisando o cardápio
junho 2011
Vale uma conferida nos sites deles hein!!!

Vou deixar mais algumas fotos da cidade:
o caminho dos planetas - essa é a terra, um pontinho ínfimo naquela placa preta
junho 2011
uma fachada bonitinha
junho 2011
uma igreja, já não lembro mais o nome
junho 2011
nós dois e o resto do muro da cidade
junho 2011
uma livraria
janeiro 2010
degustando vinhos
janeiro 2010


Fontes: Wiki deutsch; Wiki ingl; Göttingen Tourismus (vale uma visitinha)

Comentários

  1. Que cidadezinha linda!! Quero conhecer também!! :)

    ResponderExcluir
  2. oi ... ía começar a citra as coisas que tinha gostado, daí parei por gostei de tudo!!! adorei a porta da rathaus (ops, é assim que escreve?) e a foto do beijo, fofa!!!
    beijinhos e bom fim de semana

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hhahaha, só você mesmo Ana... que bom que gostou de tudo!! Essa cidadezinha é muito bonita mesmo, e tem muitas coisas interessantes pra ver, e apesar de ser assim cidade inversitária, nao perdeu seu charme de cidade antiga, o que eu achei o mais legal!!

      Sim, a grafia é essa mesma, mas ainda precisa ser maiúsculo porque é um nome... coisinhas que você vai aprender no seu curso... aliás, já sabe onde vai fazer?? e quando começa??

      bom fim de semana pra você também!!

      Excluir
  3. vcs dois sao uns fofos, ai meu Deus!

    Sabia Babi, que qd a gente tava mal de grana antigamente, levava sempre estudantes de carona (aquele tipo de carona que se combina na net e recebe um graninha no fim que nao to lembrando o nome) e o povo sempre ia pra Göttingen, mas nao conheco a cidade, nunca nem desci do carro. E vc mostrou aqui como ela é bonitinha.
    Valeu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehe... obrigada Nina!!

      Sei bem como funciona esse esquema da carona... pelo menos já ouvi falar. Nunca fiz, mas sei como funciona. Seum dia tiver a oportunidade, eu recomendo dar uma voltinha na cidade, garanto que não vai se arrepender!!

      beijos

      Excluir
  4. Oiii

    pelo visto foi um passeio bem romantico também!
    Voces sao tao lindos juntos!

    bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, da primeira vez (jan 2010) meio que foi sim, já que tínhamos estado longe um do outro há uns 4 meses, estávamos matando as saudades mesmo... ehhehhe

      Excluir
  5. Taí uma cidade que ainda quero conhecer. Juntamente com Heidelberg, Freiburg, Dresden e Weimar. Depois dessas acho que posso dizer que conheço bem a Alemanha, rsrsrsrs.
    Beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hahhah boa Karen!! Eu também tenho a minha listinha, vamos ver se nos próximos 2 anos ela se concretiza!!

      beijos

      Excluir
  6. Oi Babi, felioz 2015! No final é que vi que este post foi republicado, rs... mas não importa, gostei de ler assim mesmo,pois achei esta cidade é bem fofa. Aliás, tô com saudade de viajar pela Alemanha... apesar de morar ao lado, o ano que passou não fomos muito para a Alemanha e só conheci pouquíssimas novas cidades. Adoro passear pela Alemanha e quero conhecer este ano um pouco do norte. Veremos... Bjs

    ResponderExcluir
  7. hahhah... Recuperei alguns posts antigos pra matar as saudades!! O norte é bem legal, sou meio suspeita em dizer isso já que morei por lá e as cidades que mais visitei foram as do norte, tem muita coisa bacana. Vale a pena. Eu recomendo Hamburg, lembro que você comentou que um dia queria conhecer, quem sabe a viagem sai esse ano?!!!

    beijokas

    ResponderExcluir
  8. Oi Bárbara, pelo jeito é uma cidade turística legal, mas e morar lá? É caro? Barato? Aconselha :) vlw

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi! Pra visitar é super bacana mesmo. Mas pra morar eu não faço a menor idéia.

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...