Pular para o conteúdo principal

Oslo - Noruega

Esta semana comemoramos 2 anos de casamento, e como sempre fazemos em ocasiões especiais, viajamos. Desta vez escolhemos juntar o útil ao agradável e visitar um casal de padrinhos nossos que mora em Oslo. Assim conhecemos um lugar novo e ainda matamos as saudades de amigos queridos. Fomos e voltamos com a Lufthansa, vôo super tranquilo e com lanchinhos típicos alemães: Streuselkuchen de cereja (o que no Brasil normalmente é conhecido por cuca) e sanduíche de pão-super-integral com queijo e pimentão - já disse que sou fã dos alemães?!
Parque Viegeland
Parque Viegeland
Dessa vez não vou me ater muito aos detalhes históricos da cidade como eu normalmente faço, porque a nossa ênfase na viagem foi a visita aos amigos mesmo. Obviamente andamos pelos principais pontos turísticos, descobrimos coisas diferentes, mas é interessante como o foco é diferente quando o motivo da visita é diferente. O básico da cidade que vou descrever foi encontrado no wikipédia sobre Oslo mesmo:
Acompanhando a troca da guarda
O palácio real
Oslo é a capital da Noruega e entre os anos 1624 e 1924 era chamada Christiania. A cidade foi fundada em 1048 pelo rei Harald III da Noruega, foi elevada a um bispado em 1070 e à capital em 1300 sob ordens de Haakon V. Esteve sob domínio da Dinamarca entre 1397 e 1523 e sob domínio sueco entre 1536 à 1814. Depois de ter sido destruída num incêndio em 1624 a cidade foi movida para mais perto do Castelo de Akerhus durante o reinado de Christian IV e recebeu o nome Christiania em sua homenagem. Foi estabelecida como município em janeiro de 1838. Atualmente é a sede do governo norueguês e também da família real.
A ópera
Detalhe da parte de dentro da ópera
No primeiro dia saímos a pé e andamos pelos principais pontos turísticos da cidade: Parque Viegeland, Palácio real e a Ópera (as fotos acima), complexo do Castelo de Akershus:
um barco viking
Nós com o fiorde de Oslo ao fundo
Castelo Akershus
Vista lá da cima do castelo
e mais uma vez a vista do fiorde
Por hoje terminarei aqui, já que a inspiracao do dia acabou, semana que vem coloco mais umas fotos e outros lugares legais que visitamos. Bom final de semana!

Comentários

  1. ADOREEEEI as fotos!!! Parabéns pelos 2 anos celebrados juntos!!! que venham muitos mais, todos felizes!!!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelas bodas de algodão! Tenho muita vontade de conhecer a Noruega, já vi cada foto de lá que só aumenta a minha vontade. Vou esperar cenas dos próximos capítulos :-). Bom final de semana!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra! Também sempre tive muita vontade de conhecer a Noruega, sorte que temos esses amigos que moram em Oslo o que nos deu a desculpa de viajar prá lá... pena que por ser uma país caro nao tivemos oportunidade (leia-se grana) pra visitar outras regioes do país...hehhehe
      beijos

      Excluir
  3. Babi!!!
    oi...
    cheguei ontem... foi ótima a viagem... adoramos!!
    e que legal a de vcs... Noruega!!!! que máximo...
    Gostei da opera, super moderna hem... e dentro tão diferente!!!
    outro ponto marcante das fotos foi este barco viking... que legallll!!!!
    Tem tanta coisa bacana para conhecermos não!!??? então aja tempo e dinheiro.... para nos aguentarmos... rsrsr
    Mas viajarr é a forma mais legal de inrrequecer culturalmente e sempre digo que o dinheiro mais bem gasto!!!!rsrsr
    beijosssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana!! Bem vinda de volta!! Como foi a viagem?? Quero detalhes!!! ihihiihih

      Nem me fale,tem muita coisa bacana nesse mundo mesmo pra gente conhecer né?! E realmente, o fator grana é sempre o mais tenso... pelo menos por aqui...heheh

      beijao

      Excluir
  4. Fiquei com mais vontade de conhecer Oslo, belas fotos, parabéns!!!

    ResponderExcluir
  5. Own você teve por aqui na minha cidade? ( Adotada mas não deixa de ser minha). Espero que tenha gostado! Pena que foi antes do outono, o outono aqui é lindo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estive sim Marcela!! E gostei! É cidade grande, mas ainda assim tem seus cantinhos que me encantaram!!
      Ahh, o outono na europa é meio mágico né?! Eu adoro!!!

      beijos

      Excluir
  6. Ai que lindo!
    Parabéns pelo aniversário de casamento! Que Deus continue a abencoar a uniao de voces dois!
    bjsss

    ResponderExcluir
  7. Oi Bárbara! Muitas felicidades pelas bodas de algodão! Não conheço a Noruega, mas acho que vocês escolheram um lugar lindíssimo para comemorar! Morro de vontade de conhecer! Adorei suas fotos e o tempo tava bem ensolarado hein?!
    Parabéns, querida!
    Beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tivemos dias bem bons por lá sim, pelo menos nos primeiros, o que foi muito bom pra conhecer a cidade. beijos

      Excluir
  8. Então parabéns e continuação de muitas felicidades ao casal :-)
    Belas fotografias!
    É bom rever Oslo, onde estive há muitos muitos anos, e lembro-me bem do parque Viegeland e da suas magníficas esculturas :-)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luís! O Parque Viegeland é realmente muito bonito, todaacomposição e as esculturas, saõ impressionantes!

      Excluir
  9. Legal conhecer Oslo através das suas fotos :-)
    Adorei o lanche da Lufthansa - adoro uma cuca, hehehe :-D
    Beijocas, Angie

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Angie!! Também sou super fã de cuca e aquela estava deliciosa, mesmo sendo "de avião". hehehheheh
      beijinhos

      Excluir
  10. Gostei das fotos e parabéns por dois anos de casamento.
    O barco vinking é show!

    Bjs

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...