Pular para o conteúdo principal

Balanço literário de 2015

Ano passado já fiz um balanço literário desse tipo. E já que gostei esse começo de ano faço outro. Porque dicas de livros nunca é demais não é verdade?

1- O melhor livro que li este ano?

Esta é uma pergunta difícil de responder porque não acho que tenha lido um livro arrebatador este ano. Mas li livros muito bons. Se tiver que escolher, vou escolher um que não vai entrar em mais nenhuma das outras categorias, então só me resta o A vida secreta das abelhas. Este livro é narrado por uma menina de 13 anos cuidada pelo pai e que foge com a empregada negra e encontra numa outra cidade uma nova família. É meio complicado descrever este livro, sugiro que leiam e tirem suas próprias conclusões.

2- Surpreendeu positivamente

Orange is the new black Eu não sabia que existia um seriado a respeito. Mas quando li uma resenha sobre esse livro resolvi arriscar, mesmo não acreditando muito em livros que viram filmes e/ou seriados. E gostei muito da leitura. O livro conta a história real de uma moça branca e rica que se envolveu num crime e foi presa por 9 meses. Ali ela e a gente se depara com uma realidade completamente diferente e impensável. É muito interessante.

3- Surpreendeu negativamente

Tem muitos livros que eu começo e sei que não vão ser aquela coisa. Leio bastante por curiosidade. Mas um que eu esperava bem mais por ser parte de uma trilogia e ter amado o primeiro livro, foi o terceiro livro da trilogia dos livros esquecidos de Carlos Ruis Zafón O Prisioneiro do Céu. Achei a estória fraca e me pareceu que ele se contradisse em alguns pontos. Mas pode ser que eu não estava muito aberta quando o li. Talvez um dia dê a ele uma nova chance.

4- Abandonei, mas vou dar uma chance

Abandonei só dois livros esse ano: Anna e o beijo francês e Inverno de Praga. Não tive saco de continuar e olha que sou persistente. Não acho que vá dar uma nova chance a eles, a vida é muito curta pra ler livros ruins.

5- Leitura boa mas difícil

Acho que mais uma vez um livro do Ken Follet vai pra essa minha lista. Eternidade por um fio é o terceiro livro da trilogia cujos dois livros anteriores li ano passado e que acabei colocando nesta mesma categoria. São livros grandes e cheios de estórias paralelas e ainda por cima entremeados de história real. Eu gostei muito dos livros que li deste autor e quero ler mais. Dizem que é sempre nessa linha de criar romances entremeados de fatos reais.

Agora um livro de carga mais pesada, com história real de fato é o Crianças de Grozni, que é um relato de uma jornalista norueguesa a respeito da Guerra na Tchechênia. Muito, muito intenso.

6- Chorei de soluçar

Eu não sou de chorar com facilidade, mas um livro que me deixou bem emocionada e até chegaram a brotar uma lagriminhas no canto do olho foi Jardim de Inverno. Ele trata de duas irmãs que perderam o pai e precisam cuidar da mãe e cumprir a promessa feita ao pai de fazer essa mãe distante contar sua história de vida. É um livro bem intenso, especialmente a parte das memórias da mãe. Recomendo a leitura!


7- Divertido(s)

Ihh eu não sou pessoa de ler livros divertidos. Acho que o único que se enquadraria nesse quesito é o In meinem kleinem Land que é um escritor que vai contando anedotas sobre cidades da Alemanha que ele visita para apresentar seus livros. Não chega a ser mega engraçado mas tem uma ou outra passagem interessante.

8- Próxima(s) leitura(s)

Passei a virada de ano lendo Catarina, a grande, que estou gostando bastante. E a princípio quero intercalar ele com um livro em alemão. Mas como ainda não escolhi nenhum, muito provavelmente vou partir pro Mágico de Oz seguido de Maligna, que é pra contar a estória do Mágico de Oz na versão da bruxa má, veremos.

O restante da minha meta do ano vocês podem acompanhar aqui.

9- Quero ler mas ainda não tenho

Um que estou há um tempão querendo ter é o The White Queen da Phillippa Gregory. Pode ser em português também sem nenhum problema. E esses dias li a respeito desse livrinho Uma pergunta por dia que parece super interessante de ter, acho que ia gostar apesar de não ser bem um livro de leitura.

---
A partir daqui a idéia original é convidar mais pessoas a responder o balanço, mas eu resolvi fazer mais algumas perguntinhas, mais pra controle e curiosidade minha mesmo.

10- Consegui ler tudo que desejava/tinha planejado?

Em 2015 tinha me planejado ler pelo menos 1 livro por mês, já que não estava mais amamentando com tanta frequencia e sabia que logo isso também pararia. Mas ainda assim consegui ler o dobro disso. Li 24 livros em 2015!! E estou muito feliz com o resultado. Sei que provavelmente isso não vai se repetir em 2016, e nem vou com essa meta. Mais uma vez me manterei em 1 livro por mês pra fechar o ano com 12 livros lidos.

11- Livros em outra língua?

Como vocês sabem eu procuro sempre intercalar leituras em português com leituras em alemão para não perder o contato com a língua. E por enquanto tem dado certo, uma boa quantidade dos livros lidos esse ano que passou foram em alemão. Mais precisamente 6 dos 24. Pra isso eu recorro à estante da casa da minha Oma e da casa dos meus pais. Mas aceito doações viu porque um dia a fonte seca... ahhahah..
Die Kaffeprinzessin  e Das Erbe der Kaffeprinzessin de Karin Engel uma autora alemã da região de Bremen. Tem alguns relatos da personagem visitando o Brasil e de como as pessoas faziam pra se virar durante a Segunda Guerra Mundial. 
E da autora Lucinda Riley li Das Madchen auf den Klippen e Der Lavendel Garten.

12- Mais algum livro que gostaria de indicar?

Sugiro ainda A bibliotecária de Auschwitz que não precisa de muita apresentação e Os assassinos do cartão postal que apesar de ser bem curto é legal pra quem gosta de um suspense.

Comentários

  1. Eu defitivamente tenho que ler mais! Irei anotar alguns desses livros que você mencionou. Em relação ao primeiro, eu vi o filme e amei a história. Até chorei! É muito linda a história!

    ResponderExcluir
  2. Ai que postagem bacana!! Infelizmente 2015 foi um ano que li muito pouco, gostaria de ler lido muito mais. Da sua lista não li nenhum, mas me interessei por vários, como a vida secreta das abelhas e o Jardim de inverno. E, por falar em livro que fez chorar, o último que eu chorei de soluçar foi o "Ein ganzes halbes Jahr ( em português o título é Como eu era antes de você).
    Eu leio em alemão, mas dependendo do livro a leitura as fica tão cansativa... nada melhor do que poder ler também na sua lingua materna, rs... Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Sandra!
      Que bom que se intetessou por alguns. É sempre boa essa troca de dicas né?! Eu já conheci muitos livros através de recomendações em blogs.
      Eu já li o Como eu era antes de você, achei bem bom tamvém mas não lembro se cheguei a chorar... sou meio insensível nesse sentido... hehehe

      beijokas

      Excluir
  3. Que demais Bárbara! Quando eu crescer quero ser que nem você! Rsrsrsrs.
    Alguns anos atrás eu tinha colocado como meta ler 1000 livros ao longo da vida. Depois pensei que, dados os vaivéns da vida, para chegar próxima desse número teria que ler em média uns 20 por ano, e essa virou minha meta. Infelizmente, o máximo que consegui foram... 11. E isso quando era "solteira e sem preocupações". Imagina agora!
    Mas estou voltando. Rsrs.
    Gostei das dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ó que linda Mari... é que ler pra mim é meio que uma fuga da realidade, eu preciso ler um pouquinho todo dia pra manter minha sanidade... hahaha

      Beijos

      Excluir
  4. Em 2015 eu li tao pouco :/ espero poder ler mais esse ano. Tenho Orange is the new black em alemao aqui, mas queria mesmo ler em inglês. Eu adoro a série, mas sei que o livro é completamente diferente, entao fico bastante curiosa.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...