Pular para o conteúdo principal

Visitando Dresden

Nesses dias de chuva eterna e um frio que não larga o país nós fomos viajar. Não que a gente goste de viajar como tempo assim, mas passagem comprada e hotel reservado não tem muito como voltar atrás né?! E nesse clima de ir fazendo mandinga já a semana anterior inteira (sem o menor resultado) fizemos nossa (muito provavelmente) última viagem a dois. Conhecemos Dresden e arredores debaixo de muita chuva.
eu, meu guarda-chuva amarelo e o Zwinger
Saímos de Hamburg no domingo bem cedinho de manhã. A vantagem é que às 5h já está claro, então nem dá tanto aquela sensação de você estar acordando super cedo apesar de realmente o ser. Conseguimos passagens super em conta num EuroCity, com cabine reservada e tudo. Até Berlin pudemos ir sozinhos e deitados confortavelmente (na medida do possível, claro). Nas duas horas seguintes tivemos uma família filipina com suas muitas malas viajando na mesma cabine, mas eles eram simpáticos. Antes do meio dia já estávamos em Dresden. Largamos as malas no hotel e começamos os passeios, afinal ainda não estava chovendo. Começamos pelo Zwinger, que ficava bem do ladinho do hotel, e fizemos um roteiro básico ali pelo centro. Visitamos algumas coisas, mas a chuva que começou pouco depois de começarmos o passeio estava realmente chata nesse dia, interminável, parecia chuva brasileira sabe, o que não é muito normal por aqui. Na Alemanha a chuva chove diferente, não tem muito como explicar, mas aqui ela normalmente não molha tanto, por mais que passe o dia todo chovendo é mais uma garoa do que uma chuva propriamente dita. Mas nesse domingo não foi bem assim, na verdade, nenhum dos dias da viagem ela foi assim, era sempre muita chuva, daquela que dá nos nervos ter que andar do lado de fora. No domingo acabamos que nem vimos muita coisa de Dresden, porque caminhar com guarda-chuva e máquina fotográfica ao mesmo tempo dá um certo trabalho. Além disso uma dor de cabeça ainda veio atrapalhar o resto do passeio. Achamos por bem encerrar os passeios do dia relativamente cedo, mas estarmos descansados pros próximos dias.
uma manha de sol que fez a diferença, nas fotos e no ânimo
Segunda foi dia de visitar Bautzen, uma cidade a uns 60km de Dresden. Apesar de termos feito um trato com São Pedro, parece que ele não considerou muito o nosso lado e continuou mandando chuva. Mas pelo menos dessa vez com pausas, o que nos permitiu conhecer a cidadezinha simpática com um pouco mais de calma. E na hora em que a chuva apertou nada melhor do que correr pra dentro de um restaurante e comer uma comidinha gostosa.
em Bautzen
No fim do dia voltamos pra Dresden e fomos tomar um café com a Ana Gaspar (do blog Ana na Alemanha)! Foi a primeira vez que encontrei uma blogueira amiga, que só conhecia através dos escritos do blog, e foi muito legal. Mais uma vez Ana muito obrigada pelo mimo pro baby, e foi ótimo poder conversar com você pessoalmente!!!
Ana e eu
Terça fomos pra Meissen, a cidade conhecida especialmente pela fábrica de porcelanas de mesmo nome. Mais uma cidadezinha muito simpática e com um castelo em cima do morro, bem ao nosso estilo de passeio. E mais uma vez a chuva se fez presente, não o tempo todo, mas a partir do meio da tarde e especialmente depois que já estávamos de volta em Dresden ela não quis dar muita trégua não. 
em Meißen
em frente à fábrica/museu das porcelanas Meißen
Mas a gente ainda tinha mais um Schloss no programa pra visitar e eu não quis deixar a chuva estragar meu programa. Resolvi encarar meu lado alemão e ir fazer turismo na chuva mesmo, afinal pagar hotel e trem pra não aproveitar ao máximo não vale a pena. E assim foi, pegamos um ônibus e fomos ver o castelo de Moritzburg. Já era passado das 18h quando chegamos lá, já não dava mais pra visitar o Schloss por dentro, mas valeu a pena. O lugar é lindo e a vantagem da chuva é que estava vazio, pudemos aproveitar e andar pelos jardins sem atropelos e tirar fotos sem muita outra gente aparecendo (coisa que é difícil de fazer em Dresden por exemplo).  Só tive um pequeno susto na hora da volta porque eu me programei toda pra chegar lá, só que esqueci de verificar qual ônibus deveria pegar pra voltar e onde. (Será esquecimento de grávida?) No fim tinha uma informação colada no ponto onde chegamos e conseguimos voltar pra Dresden, já imaginou ter que voltar 18km a pé?!!
em Moritzburg
O último dia amanheceu com sol, sem nem pestanejar saímos do hotel ainda antes das 8h da manhã! (E viva a insônia ou a claridade que me acordou todos os dias às 6:30 da manhã) Foi o dia de tirar mais fotos e dessa vez com tempo bonito. Atravessamos o rio e aproveitamos e bela vista de lá pro centro histórico da cidade. Ainda conseguimos dar uma passeada rápida pelo Grossen Garten, com seu Schloss e também foi o dia que consegui entrar na famosa Frauenkirche, que foi completamente reconstruída após não ter sobrado muita coisa devido aos bombardeios da Segunda Guerra Mundial. Ah e ainda deu tempo de comer um delicioso Sächsicher Sauerbraten (prato típico da região), num restaurante muito charmoso chamado Altmarktkeller, recomendo a quem estiver planejando visitar a cidade. É no centro mas não é cheio de turistas como os restaurantes ao lado da Frauenkirche.
vista, com sol, do outro lado do rio
eu e a Frauenkirche
À tarde voltou a chover, e muito, sorte que já tínhamos feitos todos os passeio que queríamos. No fim do dia foi hora de se despedir de Dresden e voltar pra casa!

Comentários

  1. Babi,
    Que delícia de viagem! Que bom que não desistiram e conseguiram aproveitar um tanto. Cada lugar lindo que temos aqui na Alemanha, não é mesmo? E que legal... ótima oportunidade de conhecer a Ana. Adorei!
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi uma delícia mesmo Celi, apesar da chuva insistente. Ahh tem cada lugarzinho né?! É de se encantar mesmo, eu amo viajar por aí!!

      beijo

      Excluir
  2. Ai Barbara, eu morro de vontade de conhecer Dresden, aliás eu adoro passear na Alemanha, rs... talvez este ano eu faça essa viagem, vamos ver :-).
    Poxa, que pena que choveu pra caramba, realmente por aqui não cai aqueles torós que estamos acostumados no Brasil e se cai termina bem rápido. Bom, com chuva a gente aproveita o que dá né... Que legal que vc conheceu a Ana!!!! Ainda não conheci pessoalmente nenhuma blogueira :-(, mas deve ser algo bem interessante.
    Adorei o seu guarda-chuva amarelo!!!! Super fashion. Lindo!!! Bjsss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena incluir Dresden no roteiro Sandra! A cidade é lotada de turistas, mas muito charmosa e muito limpa, achei muito mais limpa que Hamburg.

      E esse lance de conhecer amigas blogueiras é realmente muito interessante, eu adorei aexperiência!!

      Gostou do guarda-chuva é, dá uma cor nas fotos né? Especialmente nesses dias nublados... Adorei minha aquisição também!!

      beijokas

      Excluir
  3. Que linda que você tá com essa barriguinha *-* está de quantos meses?
    ishi fique tranquila se serve de consolo aqui tambem ta chovendo horrores :/ rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Anna! Isso que nessas fotos nem dá pra ver barriguinha direito, é tanta roupa... hahhahah... Completei 6 meses essa semana, já passei da metade!!

      Pois é, sei que estava chovendo por tudo que é lugar, mas é sacanagem né, quando a gente tem viagem marcada, mas fazer o que, tem que aproveitar do jeito que dá!!

      beijo

      Excluir
  4. Que legal que vcs se conheceram!!! Devem ter batido o maior papo! Dresden é um dos meus próximos destinos, quando eu estiver na cidade nova, vai ficar mais perto pra mim. Devo dizer que vc está linda com a barriguinha! Um beijão e ótimo final de semana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Batemos o maior papo mesmo, foi muito gostoso!
      Aproveite mesmo e vá até Dresden, vale a pena, é uma cidade muito simpática!
      beijao pra você também

      Excluir
  5. Babi!
    o prazer foi meu, já te disse isso pelo e-mail...
    Adorei essa experiência também, e o papo com vocês foi ótimo! nem vi o tempo passar...
    Foi uma pena a chuva, Dresden com sol ainda é mais bonita!
    Também acho Dresden relativamente bem limpa, principalmente o centro histórico.
    Bom quero torcer para as outras meninas aparecerem por aqui (Dresden)!!!
    beijos flor... para os dois.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O papo foi ótimo mesmo, também não vi o tempo passar!!

      Eu imagino que acidade deva ser ainda mais bonita com sol, deu pra ter uma leve idéia naquela quarta-feira pela manhã...

      beijokas

      Excluir
  6. Belo passeio!
    Este seu post deu-me boas recordações de uma visita que fiz a Dresden e arredores (também Moritzburg) em 2006.
    Bonitas fotografias apesar da chuva.
    Muito interessante esse encontro entre bloguistas :-) Também já fiz isso mas com portugueses quando fui a Portugal.
    Desejo que tudo continue a correr bem com o seu estado de graça. :-))

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Luis, não é nada fácil fazer fotos em dias de chuva, sorte é quando tem alguém para segurar o guarda-chuva!!

      Excluir
  7. Que legal ver Dresden sob tua perspectiva e sem neve! Foi lá que eu passei o pior frio da minha vida (20 graus negativos).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É diferente né, quando a gente vê as mesmas cidades que visitamos com os olhos das outras pessoas?! Acho isso muito legal. Nossa, realmente 20° negativos é frio pra caramba. Não estava tão quente quanto esperávamos, mas pelo menos não passamos frio.

      Excluir
    2. Divertido né, ver as mesmas cidades que já visitamos sob o olhar das outras pessoas?! E faz bastante diferença quando se vai no verão ou inverno. Pelo menos tanto frio quanto você nós não passamos, mas bem que poderia estar mais quentinho!!

      Excluir
  8. Oi Babi!!
    Que bom que, apesar da chuva, deu pra aproveitar a última viagem a dois de vocês! :D
    Pelas fotos, a cidade parece bem bacana! Um montão de "coisas velhas", bem do jeito que eu gosto!! Hihi!
    E legal que conseguiu conhecer pessoalmente uma blogueira amiga!!!
    Beijãoo! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Carla!
      Ali tinha mesmo bastante "coisas velhas", com certeza você iria adorar a cidade e as do entorno também!!

      beijinhos

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...