Pular para o conteúdo principal

Miniatur Wunderland Hamburg

Dia 24 de dezembro foi dia de finalmente visitar o tão famoso Miniatur Wunderland aqui de Hamburg. Para quem nunca ouviu falar o MiWuLa, como é carinhosamente chamado, é um modelo ferroviário e o maior do seu tipo no mundo, construído pelos irmãos gêmeos Gerrit e Frederick Braun. O "museu" fica localizado na Speicherstadt e tem cerca de 1300 m² de área com 13 km de trilhos por onde andam os 930 trens manobrados digitalmente. A escala das miniaturas é de 1:87, dividida em oito seções: Harz, a cidade fictícia Knuffingen, os Alpes e a Áustria, Hamburg, Estados Unidos, Escandinávia, Suíça e o mais novo de todos o aeroporto.

 O vídeo oficial para vocês conhecerem o MiWuLa:



Dentre as coisas que chamam a atenção nesse "museu" é o fato de existir uma simulação de dia e noite. A cada 15 minutos passa-se 1 dia nos cenários em miniatura. Para isso existe um controle automático de luz, que opera cerca de 300.000 lâmpadas para ajustar a luminosidade de acordo com a hora do dia. 

Eu pessoalmente adorei o passeio, vale muito a pena, tem muita coisa pra ver, dá pra passar horas lá dentro conferindo todos os detalhes, que são muitos. Tem sempre umas coisas engraçadas no meio das cenas, como por exemplo um disco voador descendo no meio de uma plantação, ou um ciclista caído no meio de uma corrida... É um passeio pra crianças e adultos, e não só aficcionados por trens e miniaturas não, até minha mãe, que "não é muito dessas coisas", gostou do passeio, e olha que diz que meu pai passou uns 3 dias do tempo do MiWuLa entretido com o aeroporto!!! hahahhah

Só tenho uma recomendação a fazer, logo que você entrar no "museu" vai ter um balcão tipo guarda volume onde vão te oferecer pra guardar casacos, bolsas e afins por cerca de 1 euro por pessoa, ou algo assim  (não lembro mais ao certo o valor). Mas se você continuar andando, passar pela lojinha de bugigangas e se direcionar às escadas pra subir e ver as maquetes vai perceber que existem armários onde você pode guardar suas coisas e de graça!!! Nós caímos no conto dos tios e pagamos pra guardarem nossos casacos, só depois é que vimos os armários...

Os horários de abertura variam bastante, depende do dia, do mês, de tudo na verdade e é sempre bom conferir o site oficial antes de aparecer por lá pois existe a grande possibilidade de haver filas imensas para entrar. Foi por isso que fomos no dia 24 de dezembro, os dias subsequentes estariam lotadíssimos e não ia ser tão legal visitar o lugar que é apertadinho tendo muita gente lá dentro! Ahh, a comida do lugar vale a pena também, não é muito cara e é bem gostosa, além das cadeiras serem réplicas de poltronas de trens, super divertido!!

O site é esse aqui: http://www.miniatur-wunderland.de/. Tem a opção em inglês também, só procurar o canto direito superior.

Comentários

  1. Fiquei encantada! Acho que ficaria o dia inteiro vendo as miniaturas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito lindo Mari!! Eu também poderia ficar horas observando todos os detalhes!!

      Excluir
  2. Babi, amei! Não fazia ideia que existia algo tão legal assim. Fiquei com meda vontade de conhecer. Não pode tirar fotos lá dentro? Eu vi no vídeo uma pessoa com câmera, ou foi você que não quis tirar mesmo? hehe

    beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Legal né Marcela?!! Eu também achei o máximo, desde que fiquei sabendo da existência eu queria ir. Pode tirar fotos lá dentro sim, a gente é que nao levou a máquina mesmo. Mas eles até incentivam o pessoal a fazer fotos e vídeos e depois compartilhar lá no site deles, quase todo mundo tira fotos!!

      beijo

      Excluir
  3. Bacanérrimo o lugar!!!!

    Meus pais chegaram esta segunda, estamos radiantes!

    Ah! não esqueça de me mandar um e-mail nas vésperas da viagem pra cá, pois Babi minha cabeça esta a mil com eles aqui.... rs
    beijãooo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É muito legal o "museu" Ana, eu adorei passear por lá!!

      Ahh eu vi no facebook que eles haviam chegado, aproveite de montao!! Pode deixar que ainda me manifesto antes da nossa ida!!

      beijinho

      Excluir
  4. Oi Babi!!!
    Que bacaninha esse lugar! Meu pai que ia ficar doido por ele, quase não gosta dessas miniaturas de trem! Hehe
    Mas deve ser muito legal mesmo, principalmente por causa desse negócio de simulação dia/noite!
    Fiquei com vontade de ir!! :)
    Beijão!! Boa semana!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sempre lembro do seu pai quando penso nesse lugar, acho que ele ia ficar doidinho pra conhecer!!! Eu gostei bastante, muito legal!!

      Excluir
  5. Olá Bárbara!
    Ando há dois anos a dizer que vou a Hamburgo ver a Miniatur Wunderland mas ainda não foi desta.
    Bonito post sobre esta maravilha. E boas dicas.
    Que tudo continue a correr bem com a futura mãe :-)
    Cumprimentos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse passeio vale muito a pena Luís, venha mesmo para Hamburg e nao deixe de conferir o Wunderland!!!

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

torta alemã

Alguém sabe me dizer a origem da chamada torta alemã? Porque aqui na Alemanha mesmo, nunca vi nenhuma torta desse tipo como a que conhecemos no Brasil... 
Dei uma pesquisada no google, mas não tive muitas respostas não. As duas versões que me fizeram mais sentido foram: 1- que uma descendente de alemães lá em Santa Catarina ficou com saudades das tortas da sua terra natal e adaptou uma torta com os ingredientes encontrados ali; 2- que seria uma versão do conhecido Kalter Hund, que a torta alemã teria em diferente um creme de manteiga e creme de leite ao invés do chocolate como recheio. E aí, alguém tem palpites?? Ou já viu uma torta alemã na Alemanha??

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomenc…

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a par…