Pular para o conteúdo principal

Heute kommt der Nikolaus



Hoje é dia 06 de dezembro, dia do Nikolaus!!! Dia de receber doces nos sapatos!!



E pra manter meu esquema super informativo sobre questões natalinas aqui da Alemanha vou traduzir um texto que achei num site em inglês, porque não estou com muito pique pra pensar e criar um texto certinho hoje... além de uma dor chata no pescoço que não me deixar ficar muito tempo em frente ao pc, então vamos lá: O site é esse aqui, para os que quiserem ler em inglês.




Quem é Nikolaus?
Datei:Nikola from 1294.jpg
St. Nicholas
fonte: wikipedia
Todos os anos, no dia 06 de dezembro, os alemães lembram a morte de Nicholas de Myra (hoje região da Anatólia na Turquia), que morreu neste dia em 346. Ele era um bispo cristão grego, conhecido por milagres e por distribuir presentes às escondidas, e atualmente é o santo padroeiro das criancinhas, marinheiros, comerciantes e estudantes. Conhecido como Nicholas Taumaturgo por causa de seus milagres, também é identificado com o Papai Noel. Crenças e tradições sobre Nicholas provavelmente foram combinadas com a mitologia alemã, particularmente em relação a histórias sobre o barbudo deus pagão Odin, que também tinha uma barba e um saco para capturar crianças desobedientes.

Nikolaus é o mesmo que Papai Noel?
Apesar de terem roupas semelhantes, Nikolaus não deve ser confundido com o Papai Noel, que os alemães chamam de Weihnachtsmann, ou de Pai Natal. Eles são duas pessoas diferentes. De fato, muitas famílias religiosas tentam se concentrar mais no Nikolaus do início de dezembro para garantir que o Natal seja o que ele é na realidade: a celebração do nascimento de Jesus, e não presentes trazidos por um Papai Noel  de tradição consumista e americanizada.


Nikolaus
fonte:blog.medienecken.de/nikolaus/ 
Por que as crianças colocam seus sapatos para fora, na noite de 05 de dezembro? Será que ele não tem nenhum?
É claro que Nikolaus tem sapatos! O costume começou porque o histórico St. Nicholas tinha uma reputação de deixar presentes secretos, tais como moedas, nos sapatos das pessoas durante a noite. Crianças normalmente colocam suas botas, embora sapatos ou meias sejam suficientes para aqueles que não tem botas.
E as botas devem ser limpas primeiro?
Definitivamente. Botas sujas são inaceitáveis. Crianças limpam suas botas para mostrar que se comportaram bem. Mas elas costumam colocar apenas um pé pra fora de sua porta para que não pareçam muito gananciosas.

Uma bota limpa: Ok! O que acontece depois?
Segundo a lenda, o Nikolaus vem no meio da noite em um burro ou um cavalo e deixa pequenos mimos - como moedas, chocolate, laranjas e brinquedos - para as crianças boas.

O que crianças desobedientes ganham?
Isso depende de tradições familiares diferentes. Às vezes, o Nikolaus só deixa uma varinha na bota, destinada a palmadas, para mostrar que a criança não merece nenhum tipo de agrado. Em outras famílias, um homem disfarçado de Nikolaus vai visitar a família ou a escola a criança, sozinho ou acompanhado do seu alter-ego sinistro chamado Knecht Ruprecht, e questiona a criança sobre o seu comportamento.

Nikolaus e Knecht Ruprecht
fonte: 19thcenturyrhinelandlive.blogspot.com/2008/12... 

O que ele faz se as crianças admitem ser malcriadas?
Dependendo de como é a criação da criança, o Nikolaus vai dar uma advertência verbal aos pais ou até mesmo uma surra de mentirinha com uma vara.

Ei, ele é um santo não é? Santos não pode bater em crianças pequenas.
Bem, a vara é mais uma invenção, criada ao longo dos anos,dos pais que queriam ensinar uma lição a seus filhos.

Isso estraga um pouco a diversão, não é?
Certamente! Crianças muitas vezes tinham bastante medo de serem questionadas sobre seu comportamento, porque lhes era dito que o Nikolaus ia machucá-los com a sua vara ou mesmo colocá-los num saco e levá-las embora. Embora o costume esteja em declínio, nas regiões mais católicas, os pais ainda informam um padre local do comportamento desobediente de seus filhos. O sacerdote, então, faz uma visita pessoal vestindo o traje tradicional cristão e ameaça uma surra à criança.

Como se veste o Nikolaus?
Ele é normalmente retratado com uma longa barba branca, mitra de um bispo e um manto vermelho, e algumas vezes com um saco por cima do ombro e uma vara na mão.

Nikolaus volta na véspera de Natal, então?
Não. O Papai Noel, ou o Weihnachtsmann, é quem geralmente aparece nas casas alemãs - muitas vezes pessoalmente - na tarde da véspera de Natal.


Tem um pouquinho da história do Nicholas de Mitra aqui em português, pra quem lê outra lingua recomendo a versão alemã ou em inglês. Claro que cada país tem a sua relação com o Nikolaus, especialmente porque se trata também de um santo, nos países mais católicos a coisa é meio diferente, mas leiam ali os links que sugeri e vão descobrir algumas dessas diferenças.


Espero que tenham gostado e que tenham um ótimo dia de Nikolaus!!! A gente tem alguns docinhos esperando pela gente...
esse foi nosso Nikolaus hoje


Comentários

  1. Comentários resgatados do Disqus:

    Oi Babi,linda!
    coloco todo ano nos sapatos dos meninos, desde que moro aqui :-) sabe que qd filho é mal criado, ganha em vez de chocolate e um presentinho, um galho seco?? meu Joao ja ganhou um numa epoca que tava fazendo umas bobagens, me deu a maior peninha :-( mas ele se tocou... - Nina

    - Oi Nina!!
    Pois é, quando a gente era criança alguém lá de casa também ganhou uma varinha uma vez... não deve ser fácil pra mae mesmo... eu sei que vou ter pena de fazer quando tiver os meus, mas às vezes é necessário né...
    beijo pra vc - babisenberg

    ResponderExcluir
  2. Comentários resgatados do Disqus:

    - Eu ganhei um docinho do Nikolaus hoje também! Hihi! - Carla

    - oba, que bom!!! quer dizer que se comportou direitinho... hehhehhehe.... - babisenberg

    - Sempre!! :D hahaha - Carla Mannich

    ResponderExcluir
  3. Comentários resgatados do Disqus:

    - Oi Babi!
    Conheci seu site esses dias, e adorei! Eu e minha família (marido e dois filhos) vamos nos mudar pra Frankfurt em março, então minha diversão é ler os blogs que retratam a vida aí. E você escreve muito bem! Adorei esse post com a descrição do dia do Nikolaus. Vou aparecer por aqui de vez em quando!!!
    Beijos! - Danielle

    - Olá Danielle!!
    Seja muito bem vinda, pode passear à vontade, e volte sempre que quiser!!
    Vai morar em definitivo na Alemanha ou é por tempo limitado? O meu tempo por aqui é limitado, mas estou aproveitando ao máximo!!
    beijos - babisenberg

    - Oi Babi! Pretendemos ficar definitivo, sim. Vamos ver!
    Também tenho um blog, se quiser me conhecer um pouco melhor passa lá... É o http://interfererenciapositiva...
    Obrigada! Beijos! - Danielle

    ResponderExcluir
  4. Dezembro é um mês tão escuro e frio, as pessos tinham mesmo é que inventar historinhas para animar as coisas! Muito legal esse costume, eu iria adorar receber minha botinha cheia de doces no dia de hoje... Licencinha, acho que vou ali comer um chocolate para comemorar!

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Lídia! Tinham mesmo que inventar muita coisa pra passar o tempo mais rápido nos dias de escuridão, ainda mais em época onde não existia luz elétrica ainda né?! Sorte a nossa que algumas dessas tradicões permaneceram!

      beijokas

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a pa

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma  coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomen

O sistema da cama alemã

Estava eu aqui em casa passando roupa,e como sempre, sofrendo pra passar a droga da roupa de cama de casal. Eu sempre me irrito profundamente ter que passar roupa de cama de casal... Deve ter sido uma invenção de algum homem brasileiro que queria deixar a mulher mais tempo nos afazeres domésticos, não é possível... ÔÔÔ coisa mais chata viu... Nessas horas penso seriamente se não deveria ter relutado mil vezes, e mais se preciso fosse, quando marido veio com aquela história, que já ouvi de muitos, de que o sistema alemão é muito impessoal, que demonstra falta de amor entre o casal... Eu acho é que demonstra amor pela mulher ou homem que cuidam das atividades domésticas, isso sim... Prá quem não sabe o sistema alemão nas camas de casal é o seguinte: normalmente são dois colchões de solteiro um ao lado do outro e cada um usa também sua própria coberta... Muito mais prático a meu ver... principalmente depois de ter passado quase 1hora passando a nossa roupa de cama brasileira...