Pular para o conteúdo principal

sábado natalino

O final de semana começou turbulento devido ao furacão que passou pelo norte da Alemanha. Mas trouxe consigo a primeira neve do inverno, coincidentemente de novo no dia do Nikolaus, 06 de dezembro.


E sábado amanhecemos com tudo branquinho lá fora. As crianças da vizinhança inclusive fizeram um boneco de neve!


À tarde queríamos ir ao Weihnachtsmarkt em Bergedorf (já mostrei o bairro aqui), porque fiquei sabendo que a feirinha de lá era em estilo medieval em frente ao Schloss. 


Por coincidência ainda descobri que a S-bahn especial de natal estava fazendo o trajeto até lá. Juntamos o útil ao agradável e pegamos uma carona no trem do Weihnachtsmann. Eles (Historische S-Bahn Hamburg) pegam um trem antigo, decoram e fazem passeios pela cidade. Normalmente esses passeio são cobrados extra, mas esse do natal qualquer pessoa com o ticket normal de transporte da cidade pode usar. Dentro do trem são vendidos bolo, café e Glühwein e um calendário da associação.


E domingo ainda foi dia de acender a segunda vela da coroa de advento!



Final de semana super natalino!

Comentários

  1. Mais natalino que isso, só recebendo a visita do papai noel hein Bárbara :-).
    Que bacana não ter que pagar a parte para tomar o trem antigo! Por aqui, nada de neve por estes dias, nevou mas há semanas atrás. Espero que tenhamos um natal branco :-). Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É verdade Sandra!! hahhahah Eu achei super legal poder pegar o trem antigo com a minha passagem normal, foi super legal, ainda mais que eu sou apaixonada por trens antigos!! A neve aqui já foi embora, e não tem previsão de vir neve nova não... Torcendo por um natal branco, mas não sei não...

      beijo

      Excluir
  2. Por aqui nem tô sentindo aquele "clima" natalino ainda... mas por aí parece que já chegou!! Que delícia!!!
    Programação parece ter sido ótima!!!
    Ver os sapatos com doces me lembrou tanto da infância!!! Adorava esse dia do Nikolaus!! Está linda a foto dos sapatinhos da família!! :D
    Beijãooo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse ano estou sentindo até mais que no ano passado. Mas também quero aproveitar muito porque vai ser o último aqui no frio, escurinho, fazendo sentido acender velas e tal...

      Ahh eu também sempre tinha doces nos sapatos no dia do Nikolaus, agora é hora de passar a tradição adiante!

      beijãaao

      Excluir
  3. Ahh, como é bonita a época de Natal na Alemanha! Adorei saber que existe uma feira natalina em estilo medieval, vou conhecer! E junto desse trem bacana aí!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bonita mesmo! A feirinha medieval e bem no estilo das que tem durante o ano tambem em varios lugares, so muda a decoracao... heehe... Mas e bem legal!

      Excluir
  4. Cade mais fotos da feirinha medieval? Que legal que eles organizam esses trens, ne? Eu adoro essa epoca do ano, adoro!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vixi Luana, quase nao fiz fotos porque estava chovendo e era bem a hora do anoitecer, nao me acertei direito com a luminosidade... Vou ficar te devendo...

      Excluir

Postar um comentário

Conte-me o seu segredo...

Postagens mais visitadas deste blog

torta alemã

Alguém sabe me dizer a origem da chamada torta alemã? Porque aqui na Alemanha mesmo, nunca vi nenhuma torta desse tipo como a que conhecemos no Brasil... 
Dei uma pesquisada no google, mas não tive muitas respostas não. As duas versões que me fizeram mais sentido foram: 1- que uma descendente de alemães lá em Santa Catarina ficou com saudades das tortas da sua terra natal e adaptou uma torta com os ingredientes encontrados ali; 2- que seria uma versão do conhecido Kalter Hund, que a torta alemã teria em diferente um creme de manteiga e creme de leite ao invés do chocolate como recheio. E aí, alguém tem palpites?? Ou já viu uma torta alemã na Alemanha??

A diferença entre Quark e ricota

Quando tínhamos ainda vacas na fazenda, lembro que a mami fazia a tal chamada ricota pelos brasileiros, mas a gente lá em casa sempre chamou de "quark"... beleza, depois que vc tem que procurar o negócio no mercado se acostuma com o nome ricota, que todo mundo diz que é o do tal negócio... E é uma coisa que eu gosto muito de comer... Um tempo atrás decidi que queria comer panquecas, e prá mim a melhor delas é a recheada com ricota! Vamos então no mercado comprar "quark" que é prá ser o mesmo que a chamada ricota no Brasil... Mas não é a mesma coisa não!!! Primeiro a consistência é bem diferente, o quark é bem mais macio que a ricota, e também bem mais azedo... A ricota brasileira é meio esfarelenta, mais seca, o quark é um creme, uma pasta bem fácil de passar no pão por exemplo. Foi então pesquisar na internet, prá descobrir então se por acaso não existia uma diferença entre eles, já que eram tão diferentes... achei que a principio fosse só uma diferença de nomenc…

Odeio ser chamada de tia

Cresci em família de descendência alemã, pra mim sempre foi super normal chamar meus tios e tias de Onkel e Tante, até hoje não consigo me referir à eles sem esse pronome (se é que o nome é esse mesmo, mas vocês entendem o que eu quero dizer). Pra mim tia era o  nome pelo qual as minhas amigas chamavam a minha mãe e a mãe de todos os amiguinhos da escola. No Brasil isso é super normal, pelo menos lá onde eu cresci. É meio que costume chamar pessoas mais velhas de tio ou tia, um sinal de respeito. Então pra mim, esse negócio de tia sempre pega por esse lado. Meu maior terror quando voltar aos Brasil é voltar a ser chamada de tia (me arrepio só de pensar). Pra piorar sobrinhos do marido foram ensinados a me chamar de tia, já sentiram a minha reação né?!  arrepios... É ainda pior quando adultos se referem a mim com esse “pronome”, ui, mais arrepios... Por isso meus filhos vão chamar seus tios de sangue de Tante e Onkel, assim como os avó são Opa e Oma. Gente, não consigo me referir a par…